Professor da Fazu orienta projeto de produção de leite da Fazenda Santa Vitória

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, e seu colega o zootecnista Lucas Castro Silva, egresso da Fazu, visitaram no dia 14 de junho, pela segunda vez em 2017, o projeto de produção de leite da Família Soave. Foi visitada a Fazenda Santa Vitória, localizada no município de Uberlândia, onde praticamente quase todo o rebanho estava sendo conduzido. Lucas é proprietário da Lancer Consultoria, empresa parceira da Consupec, empresa de consultoria do professor Adilson Aguiar.

Segundo o professor Adilson, ele acompanha este projeto desde 2012 e é responsável pela orientação geral do projeto desde o seu início, mesmo antes da compra da propriedade. No início do projeto o prof. Adilson teve como parceiro outro egresso da Fazu, o zootecnista Mateus Contatto Caseta, da empresa de consultoria Contatto. “Neste projeto a raça selecionada para a produção de leite é a Jersey com a finalidade de produzir leite com altos teores de sólidos por vaca e por hectare. O sistema adotado é o de produção de leite em pastagens intensivas sem irrigar (para a fase de recria e vacas secas) e irrigadas por pivô central (para vacas em lactação e vacas secas) suplementando o rebanho apenas com suplementos concentrados”, explica Aguiar.

Apesar de ser um projeto relativamente recente (a primeira ordenha foi feita no dia 17/11/2015) já apresenta indicadores técnicos de alta eficiência, como produtividade por vaca (12,2 litros/vaca/dia um dia antes desta visita, vacas pesando em média 400 kg), volume diário (4.695 litros), qualidade do leite (4.37% de gordura, 3,64% de proteína, 13.63% de sólidos totais, 220 mil de CCS, 6 mil de CBT e NUL de 12.9 mg/dL), produtividade de leite por funcionário (1.174 litros de leite/funcionário/dia) e modelo de gestão (Planner do MDA Gestão de Explorações Leiteiras, da Clínica do Leite da ESALQ/USP, de Piracicaba).

Pela referência que já é este projeto a família Soave foi convidada para fazer uma palestra no maior evento da cadeia do leite brasileira, o INTERLEITE, que anualmente é realizado em Uberlândia, com participação de mais de 1.000 pessoas. Este ano o evento será realizado entre os dias 02 e 03 de agosto. O título da palestra dos Irmãos Soave é “Estruturando um modelo de produção de leite de alta performance econômica” e será realizada no dia 02 de agosto e será ministrada pelo engenheiro agrônomo Ricardo Soave.

O prof. Adilson e seus parceiros orientaram a compra das propriedades, a implantação das instalações, benfeitorias e edificações, a escolha do sistema de produção, a raça e as espécies forrageiras. Além da atividade leiteira, os Soave investem nas atividades de produção de carnes de frango e suíno em sistema de integração, as quais estão também integradas com o sistema de produção de leite que usa o dejeto liquido de suínos e o esterco de aves.

Os objetivos desta visita foram: 1. Acompanhar a implantação e a condução do projeto de produção de leite em pastagens intensivas, irrigadas e de sequeiro; 2. Responder às dúvidas dos proprietários e de integrantes da equipe; 3. Executar a pauta da visita cujo foco deveria ser o manejo da pastagem e outros assuntos que surgiram durante a visita.

A saber: 3.1.reavaliar o padrão dos plantios; 3.2.reorientar o programa de correção e adubação de acordo com a evolução do rebanho; 3.3.reorientar a mudança no planejamento alimentar da estação de outono para a de inverno, segunda estação do ano mais crítica para sistemas de pastagens irrigadas;  3.4.corrigir (se preciso fosse), atualizar, etc, a planilha de medição da produção da pastagem; 3.5.estabelecer métricas para o manejo do pastejo; 3.6.Quais as taxas de acumulo podem ser alcançadas em pastagens irrigadas de capim-tifton 85; 3.7.Mudança na modulação dos piquetes do Pivô 1; 3.8.Controle de plantas invasoras;  3.9.Quando quebrar os terraços de contenção à erosão?; 3.10.Manejo das áreas de pastagens não irrigadas. A próxima visita está agendada para o mês de setembro de 2017. Neste ano foram programadas quatro visitas.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *