Professor da Fazu orienta projeto de pecuária de corte intensivo no Mato Grosso

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliano Ricardo Resende, iniciou, em 2015, a orientação de um projeto de pecuária de corte intensivo. O professor auxiliou na escolha da fazenda a ser comprada para esta finalidade. Em 2015, a fazenda São Domingos que fica em Canarana (MT), foi adquirida com o objetivo produzir carne de forma intensiva, com correção e adubação de solo e suplementação dos animais com níveis de concentrado variando de 0,3 a 1,5% do peso vivo.

A fazenda, que era produtora de soja, foi estruturada seguindo as orientações do professor. “Fizemos 16 módulos de lotação rotacionada, cada módulo com 4 piquetes de 10 a 12 há cada. Todos os módulos têm agua em bebedouro, 100 metros lineares de cocho de concreto, fizemos uma fábrica de ração, casas para funcionários, estradas, reservatórios, etc”, comenta Juliano.

O objetivo, que já foi alcançado este ano, é trabalhar com lotação fixa anual de 4.000 a 5.000 cabeças de novilhas para abate e fazer 3 giros desse rebanho ao ano abatendo no mínimo 10.000 novilhas/ano. Elas entram no sistema com 270 kg, ganham 120 kg e são vendidas com 13@. Trata-se de um projeto interessante, inovador e economicamente melhor que as opções de uso da terra na região como soja, milho, entre outros. A cada 3 meses o professor visita este projeto e deixa novas orientações além de ser responsável pela nutrição, recomendações de correção, adubação de solo, analise econômica, etc.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *