Professor da Fazu leva conhecimento técnico ao Estado do Tocantins

Com o objetivo de levar conhecimento sobre Pastagens e Nutrição Animal a pecuaristas e profissionais das Ciências Agrárias, o professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, viajou entre os dias 13 a 17 de abril para o Estado do Tocantins.

De acordo com o professor Adilson, a viagem teve como objetivo desenvolver projetos, ministrar palestras e participar de um dia de campo. No dia 13 de abril, o professor ministrou uma palestra no auditório do Hotel Relicário, em Araguaína, norte do Estado, para um público de quase 80 pessoas, composto por pecuaristas, consultores técnicos, estudantes, professores, pesquisadores e equipes de revenda de produtos agropecuários.

“A palestra teve como tema os ‘Desafios para aumentar a produtividade das pastagens tropicais na região norte’. A palestra teve a duração de quase duas horas, e depois o público fez perguntas. Na ocasião, me encontrei com dois egressos da Fazu graduados em Zootecnia e o pai de um aluno que está cursando Zootecnia”, conta.

No dia 14 de abril, o professor Adilson Aguiar desenvolveu um projeto na Fazenda Cristal, localizada mais ao norte do estado, na região conhecida como Bico do Papagaio, no município de São Bento do Tocantins. Nesta propriedade está sendo desenvolvida a atividade de ciclo completo de pecuária de corte, com as fases de cria, recria e engorda.

Já no dia 15 de abril, foi realizada uma visita na Fazenda Colatina, localizada no município de Arapoema. Nesta propriedade vem sendo desenvolvida a atividade de recria e engorda de bovinos de corte. Nestas propriedades o professor fez orientações técnicas sobre a escolha de espécies forrageiras, sobre o estabelecimento da pastagem, a implantação da infraestrutura de uma fazenda de pecuária, o manejo do pastejo, o controle de plantas invasoras e de insetos pragas, a correção e adubação do solo, entre outros temas e aproveitou para ministrar um treinamento técnico para os proprietários e suas equipes de gerentes e colaboradores.

No dia 16 de abril, o professor voltou para a região do Bico do Papagaio, no município de Ananás, para participar de um Dia na Varanda na Fazenda Sertaneja, para um público de quase 100 participantes, composto por pecuaristas, gerentes e colaboradores de fazendas, consultores técnicos, estudantes, equipes de revenda de produtos agropecuários. “O evento começou às 8 horas com um café da manhã que se estendeu até ás 9 horas. No início da palestra, abordei o grave problema da degradação das pastagens no Brasil e no Tocantins e os baixos índices de produtividade alcançados nestas pastagens. Apresentei a viabilidade técnica e econômica da adoção de tecnologias para intensificar a produtividade de fazendas de pecuária de cria, recria e engorda. Os participantes perguntaram sobre o tema até às 12h30 quando o evento foi encerrado com um almoço”, conta Aguiar.

Neste evento, o professor encontrou com três egressos do curso de Zootecnia da Fazu e com outro pai de um aluno que está cursando Zootecnia. Segundo informa o professor Adilson, todos os eventos foram organizados e patrocinados pela Dow AgroSciences e pela Agroquima da loja de Araguaína. O professor Adilson esteve acompanhado o tempo todo pelo responsável técnico de venda da Dow, o engenheiro agrônomo Pedro Alves, responsável pela região meio/norte do Estado, e por integrantes da equipe da Agroquima.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *