Professor da Fazu integra grupo que conduz pesquisa relacionada ao uso do geomarketing na gestão da cadeia produtiva da soja no estado do Pará

A pesquisa é financiada pela Fapespa e é realizada no município de Rondon do Pará (PA) por pesquisadores do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Unifesspa

O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), MSc. Matheus Oliveira Alves, em parceria com pesquisadores do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), conseguiram a aprovação de pesquisa relacionada a utilização de ferramentas do geomarketing na gestão da cadeia produtiva da soja no sudeste do Pará.

De acordo com o professor Matheus, a pesquisa será realizada com apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa) durante todo o ano de 2019, podendo se prorrogar por mais 1 ano.

“A presente pesquisa será focada na utilização do geomarketing na cadeia produtiva da soja no município de Rondon do Pará (PA), levantando os fornecedores de insumos, consultores agrícolas, mercado consumidor, produtores concorrentes, além de custos com transporte, meio ambiente e qualidade do solo. Com todos os dados alcançados, os pesquisadores trabalharão no processamento dos dados com o objetivo de estabelecer as melhores áreas de investimento naquele município e região”, comenta o professor.

Em um mercado competitivo e incerto, é cada vez mais importante a necessidade de analisar a realidade do mercado antes da tomada de decisão e, com isso, levantar toda a cadeia produtiva e a demanda do produto especializado.  “A ideia é analisar da melhor forma possível antes de investir tempo e dinheiro em locais sem o mercado consumidor próximo, fornecedores caros e saturação da concorrência”, destaca Matheus.

O professor, que também é consultor em geoprocessamento nas áreas agrícola, ambiental e urbana pela empresa Cartodrone Consultoria e Treinamentos, já conquistou premiação internacional em Drones e VANTs, e explica que o conceito do geomarketing vem para suprir essa necessidade, pois mapeia tudo que influência no sucesso do empreendimento e processamento de dados georreferenciados, conseguindo estabelecer o melhor local de investimento.

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