“Os Cursos de Pós da Fazu foram um divisor de águas”, afirma ex-aluno que consultorias já somam mais de 100 mil hectares de pastagem

As especializações na Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) transformaram a carreira de Edemir Leal, que hoje se destaca como consultor de pastagem e nutrição de ruminantes, além de professor universitário. Edemir, que concluiu as pós-graduações em Manejo da Pastagem e Nutrição e Alimentação de Ruminantes na Fazu, relata como a instituição foi fundamental para seu sucesso profissional.

Atualmente, como consultor nos estados do Pará, Maranhão e Tocantins, Edemir já atendeu mais de 100 propriedades, gerenciando mais de 100 mil hectares de pastagem, além de ministrar palestras e treinamentos. “Os Cursos de Pós-graduações da Fazu foram um divisor de águas na minha vida profissional e pessoal, me dando muita credibilidade no mercado de trabalho por se tratar da Fazu, uma instituição séria e renomada nacional e internacional”, afirma Leal.

Sua paixão por pastagens o levou a buscar a segunda especialização em Nutrição e Alimentação de Ruminantes, complementando seu conhecimento e abrindo ainda mais portas no mercado. “Comecei a entender que só pastagem não era o suficiente e então parti para a segunda pós-graduação também na Fazu. No curso de Nutrição e Alimentação de Ruminantes o qual eu entendia que seria uma complementação da Pós em pastagem, já que quando o capim não entrega na parte nutricional, ai se completa com a suplementação. Após o segundo curso, aí o mercado escancarou-se para mim de forma muito mais acessível”, destaca.

A influência da Fazu em sua trajetória é evidente, especialmente no reconhecimento profissional que conquistou. “Não tenho dúvidas que minha vida mudou depois da conclusão das pós-graduações da Fazu, e o reconhecimento profissional também”, ressalta Leal. Ele credita o acesso facilitado ao mercado de trabalho à abordagem prática e teórica adotada pela Fazu, preparando seus alunos de maneira competente para enfrentarem os desafios do setor.

Além de consultor, Edemir Leal se tornou professor universitário, especializado em forragicultura e nutrição de ruminantes. Essa transição de papel também foi influenciada pelos conhecimentos adquiridos na Fazu e pelo exemplo de professores como Adilson Aguiar, uma referência em pastagem no Brasil. “Minha experiência na Fazu foi a melhor possível, eu estava convicto que ali seria o lugar certo para minha qualificação profissional”, explica ele, destacando como a instituição se tornou uma vitrine para sua inserção e sucesso no mercado de trabalho.

A experiência e dedicação de Leal são inspiradoras, demonstrando como a formação contínua e focada pode servir de catalisador para um crescimento significativo na carreira. Para aqueles que buscam especialização em pastagem e nutrição animal, Leal não hesita: “Já falo da Fazu de imediato”, uma recomendação que reflete seu profundo respeito e gratidão pela instituição que moldou sua carreira.