Importância da iniciação científica na formação acadêmica é tema de abertura da 15ª Jornada Científica da Fazu

A 15ª Jornada Científica da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) foi aberta oficialmente ontem (04/10), no Centro de Eventos da ABCZ. A Jornada Científica tem o objetivo de oportunizar aos alunos a reflexão do conhecimento científico através das pesquisas desenvolvidas nos programas de Iniciação Científica oferecidos pela Fazu. O evento tem programação até a próxima sexta-feira (07/10). Confira no www.fazu.br.

A abertura da Jornada Científica foi realizada pelo diretor acadêmico, Carlos Henrique Cavallari Machado, e, na ocasião, a assistente de biblioteca, Maria Angélica Inácio, realizou a abertura da Semana do Livro e da Biblioteca, em parceria com a Jornada. O secretário de Desenvolvimento do Agronegócio de Uberaba, José Geraldo Borges Celani, esteve presente na abertura do evento.

Prêmio “Dora Sivieri” de Leitor do Ano

Aluno: Luiz Fernando Montes é acadêmico do 7º período do curso de Zootecnia da Fazu e retirou como empréstimo domiciliar 51 materiais da Biblioteca Dora Sivieri, no período de outubro de 2015 a outubro de 2016.

Professor: Gill Mayeron Duarte é professor dos cursos de Sistemas da Fazu e retirou como empréstimo domiciliar 31 materiais da Biblioteca Dora Sivieri, no período de outubro de 2015 a outubro de 2016.

Colaborador: Luana Caroline de Freitas Moreira é auxiliar financeiro da Fazu e retirou como empréstimo domiciliar 19 materiais da Biblioteca Dora Sivieri, no período de outubro de 2015 a outubro de 2016.

O primeiro dia da Jornada Científica da Fazu contou com alunos de todos os cursos ofertados, sendo Agronomia, Agronegócio, Zootecnia, Secretariado Executivo e Sistemas de Informação e para Internet. O presidente Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas), Prof. Dr. Evaldo Vilela, ministrou palestra Importância da iniciação científica na formação acadêmica.

O desafio da faculdade hoje é formar indivíduos capazes de buscar conhecimentos e de saber utilizá-los. O aluno estando diante de um problema para o qual ele não tem a resposta pronta, deve saber buscar o conhecimento pertinente e, quando não disponível, saber encontrar, ele próprio, as respostas por meio de pesquisa.

O diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado, destaca a importância da Jornada Científica. “As atividades, curriculares ou não, voltadas para a solução de problemas e para o conhecimento da nossa realidade, tornam-se importantes instrumentos para a formação dos nossos estudantes. É dentro desta perspectiva que a inserção precoce do aluno de graduação em projetos de pesquisa se torna um instrumento valioso para aprimorar qualidades desejadas em um profissional de nível superior, bem como para estimular e iniciar a formação daqueles mais vocacionados para a pesquisa”, afirma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *