Fazu promove exposição de orquídeas e de obras de arte na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promove nesta semana, 23 a 29 de outubro de 2017, na Biblioteca Dora Sivieri, diversas ações na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB 2017). A Semana é um evento comemorativo instituído pelo Decreto nº 84.631, de 09.04.1980. A programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca na Fazu conta com exposição e vendas de orquídeas e mostra de esculturas do artista plástico Ulisses Amaral, da Casa do Artesão. A Biblioteca Dora Sivieri está aberta a comunidade para visitação. O horário de funcionamento é das 08h às 22h, de segunda a sexta, e das 12h às 17h, aos sábados.

O tema da SNLB deste ano é “Leitura, Arte e Conhecimento” e o intuito é conscientizar a comunidade sobre a importância das Bibliotecas, bem como promover a informação e o acesso a diversas formas de manifestações artísticas e culturais. A programação está repleta de novidades: ontem (23/10), iniciando as atividades da SNLB 2017, aconteceu o minicurso sobre o cadastro e atualização de Currículo na Plataforma Lattes CNPQ, com a bibliotecária Sandra Mara Trindade.

Hoje (24/10), acontece no Laboratório de Informática 4, às 19h, o treinamento em bases de dados e orientações para elaboração de referências, com a bibliotecária Sandra Mara Trindade. Para se inscrever basta entrar em contato com a recepção da Biblioteca. Na quarta-feira (25/10), às 19h30, a Fazu recebe a conferencista Drª Antônia Teresinha da Silva (IFTM) para ministrar a palestra “Comunicação: Interpessoal e Organizacional”. Para finalizar, na quinta (26/10), haverá a Cineteca com a exibição do filme “A menina que roubava livros”, longa baseado no best-seller com 1 indicação ao Oscar.  

Exposição de Orquídeas

O Orquidário da Fazu, em parceria com a Biblioteca Dora Sivieri e com o Orquidário Uberaba, promove durante a SNLB exposição e venda de diversas espécies de orquídeas. Além de servirem como flores ornamentais, algumas espécies de orquídea são usadas na indústria como tempero – o que acontece com algumas espécies do gênero Vanilla, de onde se extrai a baunilha -, essências de perfume e até como remédios naturais – um líquido produzido a partir do caule da Cyrtopodium, por exemplo, serve como cicatrizante natural. No próximo sábado (28/10), a Fazu promove o 3º Curso de Extensão em Cultivo e Manutenção de Orquídeas. Inscreva-se:fazu.br/02/orquideas.

Mostra de Esculturas

A Biblioteca Dora Sivieri recebe também durante a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca uma exposição de esculturas do artista plástico Ulisses Amaral. A exposição pode ser visitada pelo público na Biblioteca, localizada na Avenida do Tutuna, 720, Bairro Tutunas.

Ulisses Amaral é natural de Vargem Bonita (MG), na região da Serra da Canastra. Iniciou sua experiência em pintura, nos idos da década de 1970, em Uberaba. Residiu em Goiânia/GO de 1977 a 1987. Lá desenvolveu suas obras com os temas Casario Histórico de Goiás e Paisagem Rural. Ulisses voltou a viver em Uberaba em 1997. Os elementos da vida urbana e da paisagem do Cerrado ganham formas cores e movimento em suas obras.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *