Fazu e Renovagro avaliam efeito e doses de bioativadores e bioestimulantes na cultura da soja

O experimento é desenvolvido na Estação de Pesquisa da Ubyfol na Fazenda Escola da Fazu

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) e a Renovagro, empresa pioneira em pesquisas e desenvolvimento de técnicas para a saúde do solo, avaliam diferentes bioativadores de solos e ativos biológicos na cultura da soja. Sob orientação da professora Dra. Thais Bean, o ensaio teve início em novembro de 2021, tem a duração de seis meses e conta com a colaboração de dois alunos estagiários do Curso de Engenharia Agronômica, Felipe Fernandes e João Pedro Rabelo.

De acordo com o Fernando Freitas, especialista em P&D da Renovagro e Engenheiro Agrônomo formado pela Fazu, o objetivo da pesquisa é desenvolver e esclarecer um conjunto de princípios e técnicas agrícolas que possibilitem maior rentabilidade e sustentabilidade beneficiando os atributos químicos, físicos e principalmente os biológicos dentro do sistema produtivo.

“Temos como expectativas fortalecer essa parceria entre a Renovagro e a Fazu desenvolvendo vários outros trabalhos focados em regeneração de solo, cada parceria abre um leque de possibilidades para renovar o agro. Tenho enorme satisfação em participar e intermediar essas ações juntamente com o meu coordenador Marcio Henkes Caldeira. Trabalhamos o solo como um complexo organismo vivo, onde não temos dúvidas de que ele pode ser muito mais produtivo se tratado da maneira certa”, afirma Fernando.

“Uma variedade de recursos é utilizada no cultivo da soja para auxiliar as plantas no seu crescimento e nos mecanismos de regulação internas para responder a fatores de estresse e sanidade. O objetivo final da pesquisa é avaliar se houve um aumento no índice de velocidade de germinação e emergência, crescimento do sistema radicular e da parte aérea das plântulas”, explica a professora responsável pelo projeto na Fazu, Dra. Thais Oliveira Ramalho Bean.

A parceria entre a Renovagro e a Fazu ofertou duas vagas de estágio obrigatório para alunos da Fazu. “O estágio está colaborando muito no meu desenvolvimento profissional, pois tenho a oportunidade de aprofundar meus conhecimentos na cultura da soja na prática. Tenho contato direto com as diferentes formas de manejo, pragas, doenças, tecnologia de aplicação e os produtos usados, além de boas práticas na agricultura. Na Renovagro estou tendo a oportunidade de aprender sobre uma agricultura mais sustentável que deve ser o futuro do agro”, garante Felipe Fernandes de Souza Silva, do 9º período do Curso de Engenharia Agronômica.

Natural de São Gotardo (MG), o acadêmico do 8º período de Engenharia Agronômica, João Pedro Rabelo de Sousa, escolheu a Fazu pelo ensino prático e as ótimas referências. “O estágio na Renovagro promove o meu contato direto com o campo, com importantes empresas e excelentes profissionais. Tenho certeza que o estágio será um diferencial para o meu currículo e para minha vida profissional”.

“Ter a Renovagro como uma empresa parceira da Fazu significa prestigiar uma empresa sediada na nossa cidade de Uberaba, e sobretudo participar conjuntamente do desenvolvimento de pesquisas a campo que tem como principal conceito associar a produtividade com a qualidade e vida do solo. A Fazu enxerga que a sustentabilidade é o caminho do agronegócio mundial, e com isso essa parceria só vem a somar tanto para a nossa comunidade acadêmica como para todos os agricultores que buscam por novas informações e eficiência na produção agrícola”, completa a coordenadora de Projetos da Fazu, Lívia Magalhães.

Dra. Thais Oliveira Ramalho Bean, os estagiários e colaborador

Fernando Freitas, especialista em P&D da Renovagro e Engenheiro Agrônomo formado pela Fazu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *