Egressa da Agronomia Fazu conquista aprovação em Mestrado na Unesp

Graduada em Agronomia pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Joice Mendonça de Souza, de 23 anos, concluiu a graduação em agosto de 2018 e, na última semana, conquistou a aprovação no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Agronomia – Entomologia Agrícola (PPGEA) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp/FCAV), no Campus de Jaboticabal.

Joice atuará na linha de pesquisa “Entomologia Agrícola”, na qual busca o avanço do conhecimento em entomologia e obtenção de soluções para problemas fitossanitários, com ênfase ao Manejo Integrado de Pragas, sob orientação do Dr. Sérgio Antônio de Bortoli. Atualmente o programa está avaliado com o conceito 5 dentro do processo de Avaliação Continuada do Sistema DATACAPES.

De acordo com Joice, o interesse na área de pesquisa surgiu ao longo da graduação. “Eu realizei diversas atividades extracurriculares, como projetos de iniciação científica, monitorias, eventos científicos em geral, workshops, minicursos, que me fizeram identificar ainda mais com essa área de atuação. Além disso, a grande exigência do mercado de trabalho por mais profissionais especializados também fez com que despertasse o meu interesse pela a área acadêmica, influenciando na minha decisão de iniciar um mestrado”.

A engenheira agrônoma conta que escolheu a entomologia agrícola, pois muitas atividades, projetos, trabalhos e estágios, realizados durante a graduação, eram relacionados com esta área. “Eu vejo o mestrado como uma forma de aprimorar minhas experiências e conhecimentos. A entomologia agrícola é uma das principais ciências que estão em torno da Agronomia, além de ser de extrema importância para agricultura atual”, acrescenta Joice.

A egressa da Fazu conta um pouco sobre o sentimento de iniciar essa nova etapa. “É um misto de felicidade e ao mesmo tempo de receio por estar iniciando uma nova etapa de minha vida, um novo desafio. Acredito que esses desafios fazem parte do caminho para o bom desempenho da profissão e da construção de uma profissional preparada”.

Joice ainda agradece todos colegas, amigos e professores. “Obrigada a todos por sempre me apoiarem, assim como os professores da Fazu por todos os ensinamentos e conhecimentos compartilhados enquanto aluna, e em especial aos professores Diego Fraga e Edson Komori por me incentivarem e acreditarem no meu potencial. Muito obrigada a todos”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *