Curso de Tecnologia em Agronegócio comemora Dia do Gestor com visita técnica na Fazenda Buritis

O curso de Tecnologia em Agronegócio da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) comemorou o dia do Gestor (09 de Setembro), em uma visita técnica a Fazenda Buritis de propriedade de Janilson e Odelcina Salum, professora da Fazu. A propriedade é típica de agricultura familiar, a partir da sucessão familiar, de pai para filho, e agora conta com uma gestão empreendedora e inovadora dotada de tecnologias que facilitam o desenvolvimento das atividades locais.

A Fazenda Buritis participa do programa do Sebrae Educampo e a tecnologia aplicada no local foi adquirida via financiamento do BNDS e hoje conta com uma gestão totalmente voltada para a sustentabilidade ambiental, social e econômica.

De acordo com Janílson, sem o apoio de agências de fomento e mais a sua formação acadêmica não seria possível tornar o empreendimento rural rentável e que tudo que é comercializado para a fazenda a tomada de decisões são feitas com base nos preços de mercado.

Os alunos vivenciaram a rotina da Fazenda, ordenha, trato, rotação de piquetes. Conversaram com os funcionários sobre as condições de trabalho que são positivas as legislações vigentes sobre o trabalhador rural.

De acordo com a professor Débora Costa, o casal ainda proporcionou uma carneirada e comidas típicas mineiras. “Os alunos puderam conciliar a prática com a teoria e verificar que os programas governamentais realmente são viáveis aos produtores rurais e que o campo está desenvolvendo a cada dia em busca de excelência do cumprimento da função social da propriedade”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *