Com 126 projetos aprovados, 21ª Porteira Adentro aborda o empreendedorismo

Com o tema “Empreender para Crescer”, a 21ª edição do Porteira Adentro, maior evento de extensão da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), visa solucionar problemas do agronegócio, através da apresentação de 126 projetos dos cursos de Agronomia, Agronegócio, Zootecnia, Secretariado Executivo, Sistemas de Informação e Sistemas para Internet. O Porteira Adentro acontece no dia 02 de junho, de 8h às 17h30, no campus da Fazu, em Uberaba/MG. A entrada no evento é gratuita.

Com grande diversidade de temas, o Porteira Adentro 2017 conta com projetos sobre melhoramento genético, reprodução, nutrição e alimentação animal, manejo da pastagem, zootecnia e agricultura de precisão, sustentabilidade, mercado de trabalho no agronegócio, gestão agropecuária, agricultura orgânica, análises de sementes, pragas e doenças nas culturas, legalização ambiental, plantas medicinais, sistema ILPF, sistemas mobile, qr code, cerimonial, línguas estrangeira, eventos, dentre outras áreas. Produtores rurais e pessoas interessadas na área do agronegócio poderão encontrar possíveis soluções e ideias para oportunidades de negócios.

Os projetos serão apresentados em estandes, que estarão posicionados do jardim de entrada da Fazu até o interior da Fazenda Escola, que possui 186 hectares. Os trabalhos são de alunos da Fazu, do 1º ao 9º período, compostos por no máximo seis integrantes por grupo, com um líder cada. Os acadêmicos de cada grupo não são necessariamente da mesma turma ou curso, o que estimula a integração entre cursos e períodos. Cada projeto é orientado por um professor da Fazu, que acompanhará todo desenvolvimento até a apresentação dos trabalhos, que serão avaliados por pessoas de outras instituições.

O coordenador do setor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Fazu, responsável pela organização do evento, João Batista Costa Junior, conta que o tema do Porteira Adentro 2017 “Empreender para Crescer”, veio através de importantes reuniões com representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), patrocinador oficial da 21ª edição do Porteira Adentro. “Com mais de 12 milhões de desempregados no Brasil, muitas pessoas veem no empreendedorismo uma forma de sobreviver a grave crise econômica atualmente vivida e o agronegócio é um campo fértil para o empreendedorismo”, comenta João Costa Junior.

O agronegócio compreende toda a cadeia de produtos e serviços que atua antes, durante e após a produção nas fazendas. Os números do agronegócio brasileiro evidenciam sua importância: um terço do PIB, 40% do valor das exportações e geração de empregos para mais da metade da população economicamente ativa. “A 21ª edição do Porteira Adentro vem mostrar de diversas formas e temáticas, a potência do agronegócio e as possibilidades de crescimento e carreira no setor. O mais importante não são os números atuais, mas o enorme potencial de crescimento da área e o empreendedorismo pode proporcionar. Os projetos poderão servir como fonte de ideias inovadoras”, afirma o diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado.

Sobre o Porteira Adentro

O Porteira Adentro acontece há mais de 20 anos e é uma grande mostra do conhecimento acadêmico e das propostas de inovações tecnológicas para o campo, enriquecendo a formação do aluno e marcando sua passagem pela Fazu, através da interação entre acadêmicos, professores, empresas e a comunidade em geral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *