Alunos do Agronegócio visitam Usina São Martinho para conhecerem os processos logísticos e de gestão ambiental

No último sábado (18/06), os acadêmicos do 6º módulo do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) visitaram a Usina São Martinho, localizada no município de Pradópolis/SP. A visita teve como objetivo apresentar os processos de Gestão Ambiental e de Logística.  As professoras Márcia Borges e Daniela Salermo, acompanharam a turma.

De acordo com a professora Márcia, no viveiro de mudas da Usina, foi possível ver como acontece a produção de mudas e qual a finalidade delas. “Fomos na biofábrica de MPB (Muda Pré Brotada) de cana de açúcar, acompanhamos os processos de escolha das gemas, utilização dos descartes, confecção e plantio dos toletes, desenvolvimento nas estufas, rustificação em pleno sol e a introdução destas mudas em Campo. Cada aluno ganhou duas mudas, sendo elas exóticas, nativas ou frutíferas. Acompanhamos processos de escolha de sementes viáveis e quebra de dormência foi uma visita extremamente dinâmica”, conta Márcia.

Na parte Logística da Usina, a professora Daniela acompanhou os alunos explicando: manuseio, transporte, armazenamento para a preparação do plantio da Cana. “Conhecemos os processos da agroindústria na produção de açúcar e álcool. Vimos o carregamento de caminhões e vagões ferroviários, grande diferencial que a usina possui na área logística, possibilitando o transporte por trens até o porto de Santos”, afirma Salermo.

No fim da visita, os alunos fizeram um tour pela Usina, acompanhando os processos de produção de açúcar e álcool e logística do transporte. “Os alunos voltaram encantados com a organização e preocupação da empresa com o meio ambiente”, finaliza Márcia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *