Alunos da Agronomia aprendem passo a passo para realizar uma boa amostragem de solo

Os alunos do Projeto Integrador I do curso de Agronomia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) participaram de aula hoje (10/08), para aprenderem um passo a passo para realizar uma boa amostragem de solo, sob orientação do professor Saulo Strazeio Cardoso.

De acordo com o professor Saulo, a amostragem do solo é a primeira e principal etapa de um programa de avaliação da fertilidade do solo, pois é com base na análise química da amostra do solo que se realiza a interpretação e que são definidas as doses de corretivos e de adubos.

Uma amostragem criteriosa requer a observação não só do sistema agropecuário em uso, mas também de princípios relacionados com a seleção da área para amostragem e com a coleta das amostras. “No laboratório, não se consegue minimizar ou corrigir os erros cometidos na amostragem do solo. Assim, uma amostragem inadequada do solo resulta em uma análise inexata e em uma interpretação e recomendação equivocadas, podendo causar graves prejuízos econômicos ao produtor e danos ao meio ambiente”, explica Strazeio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *