Acadêmicos de Controle Biológico da Agronomia Fazu visitam a empresa Fitoagro

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos dos acadêmicos da disciplina de Controle Biológico, turmas diurno e noturno, do curso de Agronomia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) visitaram, no último sábado (30), a Fitoagro – Controle Biológico, biofábrica especializada na produção e pesquisa com insetos e fungos utilizados no controle biológico de pragas agrícolas na cultura da cana-de-açúcar.

De acordo com o professor responsável pela disciplina, Dr. Luan Odorizzi, a empresa, considerada referência regional na produção e pesquisa na área que atua, demonstrou passo a passo as etapas de criação do inseto benéfico chamado Cotesia flavipes. “A Fitoagro atua diretamente na criação desse inseto benéfico, os alunos puderam aprender técnicas importantes nesse sistema, tais como a realização da seleção de indivíduos de Cotesia em laboratório e posterior soltura em campo”.

Após a visitação à Fitoagro, uma equipe da CanaCampo (Associação dos Fornecedores de Cana da região de Campo Florido), demonstrou técnicas de Manejo Integrado dessa praga onde os alunos puderam aprender sobre o levantamento realizado no campo, o índice de infestação da broca da cana, além de realizarem medidas de controle e a liberação correta desses parasitoides, criados em laboratório, no campo.

O controle biológico de insetos-praga da cana-de-açúcar no Brasil é o maior programa de controle biológico do mundo. São mais de 3 milhões de hectare tratados com Cotesia flavipes. Além de ser muito eficaz, o controle biológico da cana é mais barato do que o tradicional, com uso de inseticidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *