No último sábado (1º), estudantes do curso de Psicologia da FAZU (Faculdades Associadas de Uberaba) participaram de uma aula especial na Associação Mineira de Equoterapia (AME). A atividade integrou a disciplina Terapia Assistida por Animais, ministrada pela professora e médica-veterinária Taís Zambarda, e foi direcionada aos alunos do primeiro período.
De acordo com a professora Taís, a visita representou uma etapa prática da disciplina. “Os alunos tiveram anteriormente a parte teórica em sala de aula, e agora puderam vivenciar a prática da equoterapia na AME”, explica.
A equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, envolvendo as áreas da saúde, educação e equitação, com o objetivo de promover o desenvolvimento biopsicossocial, especialmente de pessoas com deficiência.
“Eles puderam conversar com a equipe técnica, com a psicóloga da AME, conhecer os animais, entender como são estruturadas as sessões e participar ativamente da prática, montando nos cavalos e realizando alguns exercícios de equoterapia”, detalha a docente.
As atividades práticas e o contato direto com a comunidade fazem parte da proposta pedagógica da FAZU, que valoriza uma formação acadêmica multidisciplinar, humanizada e cidadã.






