A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) venceu uma das categorias do 5º Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues”, do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp). O prêmio reconhece o trabalho da Fazu em “Ações Junto à Comunidade”, dentro da categoria Instituições de Ensino Superior (IES).
O projeto submetido contempla todas as atividades de Extensão da faculdade, já institucionalizadas e, recentemente ampliadas para aumentar a capacidade de atendimento aos alunos e à sociedade. A premiação é referente ao trabalho realizado em 2024, no qual, ao longo dos dois semestres, 32.833 pessoas de Uberaba foram impactadas pelas ações da Fazu.
O Coordenador Acadêmico, Luciano Pimenta, explica que a Fazu integra a extensão ao currículo de todos os cursos, por meio de práticas interdisciplinares, voltadas à resolução de problemas reais. “Os professores apresentam e executam os projetos com maestria, dedicação e plena consciência da importância da extensão universitária para a formação dos alunos. Ressalto também a dedicação dos discentes, agentes imprescindíveis na transformação promovida pela aliança entre a academia e a sociedade”.
Os projetos são semestrais e, atualmente, estão sendo desenvolvidas 32 iniciativas extensionistas, coordenadas por 26 professores da faculdade e englobando 100% dos alunos. Os temas são diversos e vão desde as ciências agrárias até as humanas. Entre eles: Horta Escola; Produtos Naturais e Produção de Mudas; Clima e Cidadania; Descoberta dos Animais; Pet Terapia – Intervenções Assistidas por Animais; Programação de Games para Crianças com Scratch; Tecnologia e Futuro: Introdução à Robótica com Recicláveis; Ações Interdisciplinares com Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social; Psicanálise e Territórios Vivos da Infância; Orientações de Carreira Profissional e dentre outros.
O Prêmio de Inovação no Ensino Superior “Prof. Gabriel Mário Rodrigues” foi criado pelo Semesp para reconhecer iniciativas e profissionais que atuam em prol da inovação na educação superior brasileira e, ao mesmo tempo, homenagear o professor Gabriel Mário Rodrigues, notável pioneiro da educação e um dos principais responsáveis pela relevância alcançada pelo sistema de ensino superior privado no país.
Assista o vídeo de apresentação do projeto vencedor: