Fazu conquista novamente Selo de Instituição Socialmente Responsável

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) conquistou, novamente, o Selo Instituição Socialmente Responsável 2017/2018 conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). O selo certifica que a Fazu participou da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular e está verdadeiramente engajada com o ensino responsável. Para receber o selo, a Fazu aderiu à campanha, promovendo do dia 18 a 23 de setembro uma mostra das atividades voltadas à responsabilidade social.

A Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular é promovida com o intuito de mostrar as instituições de ensino que se preocupam com o bem-estar social e com o desenvolvimento sustentável da comunidade na qual está inserida. “Para recebermos o selo, cadastramos as ações responsabilidade social desenvolvidas na Fazu. Por meio de fotos e dados estatísticos cadastrados no sistema SisDia foram comprovadas as atividades desenvolvidas”, afirma a coordenadora pedagógica e responsável pela RS, Márcia Carvalho.

A Fazu desenvolve atividades de responsabilidade social o ano todo e, na semana de responsabilidade social, a faculdade recebeu os seguintes projetos: Horta Solidária: doação de hortaliças a entidades assistenciais; Dia da Árvore: conscientização ecológica e plantio de mudas; Semana Nacional do Trânsito: blitz educativa e palestra para motoristas dos ônibus universitários; Da fazenda à mesa: projeto na Fazu aproxima crianças ao processo de produção leiteira; Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio; Etiqueta à mesa; Oficina de Origami: aulas sobre dobraduras com papel e Pet Terapia.

O Selo Instituição Socialmente Responsável 2017/2018 é a confirmação da conduta e o reconhecimento do compromisso adotado pela Fazu, que desenvolve seu trabalho primando pela qualidade do ensino, mas também o incentivo ao trabalho social, envolvendo seus alunos, professores e colaboradores.

​”A Fazu é uma das principais instituições de ensino no Brasil ligadas ao ensino agrário, logo a responsabilidade social e ambiental é uma prioridade”, destaca Márcia.

Sobre o projeto

A Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior foi criada em 2005 com o propósito de estabelecer uma ponte entre os setores acadêmicos privado e público com a comunidade geral. Inicialmente, as ações eram realizadas em um só dia, porém, desde 2014, a programação foi estendida para uma semana. Por meio de ações nas áreas da saúde, educação, cultura, cidadania, meio ambiente e outras, já foram realizados mais de 10 milhões de atendimentos ao longo de 10 edições.

A iniciativa foi concretizada depois da Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pela legislação, a contribuição à inclusão social, ao desenvolvimento econômico, à defesa do meio ambiente, da memória e patrimônio cultural, da produção artística passou a fazer parte da avaliação das IES. Quando mal avaliadas, as instituições de ensino podem sofrer sanções.
Projetos da Semana de Responsabilidade Social
Horta Solidária

Dia da Árvore

Semana Nacional do Trânsito

Da fazenda à mesa

Setembro Amarelo

Pet Terapia

Etiqueta à mesa

Oficina de Origami

Painéis Responsabilidade Social

Categorias