Estrutura Fazu: conheça a Biblioteca Dora Sivieri

Com um acervo bibliográfico mais de 13 mil títulos, os livros da Biblioteca Dora Sivieri, localizada no campus da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), somam cerca 23 mil exemplares das áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Saúde, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais e Aplicadas, Linguística, Letras e Artes e Engenharias. A estrutura de funcionamento é moderna e os usuários têm livre acesso às estantes, facilitando seu contato com a informação. No local existem cerca de 365 títulos de periódicos nacionais e estrangeiros totalizando 15 mil fascículos. A Biblioteca funciona de segunda a sexta de 07h às 22h e aos sábados de 12h às 17h. Clique aqui para mais informações.

Atualmente, a Biblioteca ocupa uma área de 1.142,32 m2 na qual estão organizados os seguintes ambientes: hall de entrada, guarda-volumes/escaninhos, auditório, serviços de reprografia, recepção, acervo bibliográfico (livros, periódicos, referência e multimídia),  salas de estudo em grupo, cabinas de estudo individual, balcão de atendimento, computadores para  consulta local, leitura informal,  computadores para pesquisa com acesso à internet,  sanitários, área administrativa e área de serviços.

Empréstimo Domiciliar
O empréstimo domiciliar é permitido à toda comunidade acadêmica (docente, discente, técnico administrativo) desde que tenha cadastrado uma senha no balcão de atendimento. A realização do empréstimo e devolução, ou renovação e reserva se dará a partir da política de empréstimo de acordo com o regulamento da Biblioteca. Esta política de empréstimo define o tipo de usuário bem como, o prazo de empréstimo e a quantidade de material   que é permitido.

Em caso de atraso na devolução do material bibliográfico, o sistema cobrará uma multa diária por material. Os usuários com débito na biblioteca, ficarão impossibilitados de realizarem novos empréstimos.

Consulta ao acervo
O acesso ao acervo bibliográfico pelos os usuários é “livre” devendo os mesmos se dirigirem às estantes. Para a localização dos materiais, o usuário deverá fazer uma consulta ao catálogo eletrônico da Biblioteca nos terminais de consulta e obter os dados necessários para a localização do material nas estantes.

Ouvidoria
A Ouvidoria da Biblioteca Dora Sivieri é uma representação do usuário junto à direção da Biblioteca, estabelecendo um elo responsável pela melhoria dos serviços oferecidos, expandindo a capacidade de participação, avaliação e fiscalização por parte dos usuários. Por meio da Ouvidoria, a equipe recebe, apura e responde às manifestações, críticas e sugestões, através de contato eletrônico, pessoalmente ou por correspondência. Entende-se que é esse mais um instrumento que auxilia a autocrítica e fortalece os vínculos institucionais com a comunidade acadêmica, buscando sempre a excelência na prestação dos serviços e a satisfação plena dos usuários.

Fale com a Biblioteca Dora Sivieri, por meio da Administração e Ouvidoria: Sandra Mara Trindade. E-mail:biblioteca@fazu.br. Telefone: (34) 3318-4130

Sobre a Biblioteca Dora Sivieri
Criada em 1975, a instalação da Biblioteca da Faculdade de Zootecnia de Uberaba, foi ainda na Av. Dom Luis Santana, nº 115, no antigo campus da Fazu. Em 1979, foi realizado o registro da Biblioteca no Ministério da Educação/Instituto Nacional do Livro/Divisão de Bibliotecas, sob o número 19.518, na categoria de Biblioteca Universitária.

A Transferência da Faculdade de Zootecnia de Uberaba para sede própria na Av. do Tutuna, 720, no Bairro Tutunas, aconteceu em 1990 e com isso a Biblioteca recebeu, então, um espaço maior e mais adequado às suas finalidades, com cerca de 742 m².

Com a implantação do curso de Agronomia e ampliação do acervo da Biblioteca para atender às exigências do Ministério da Educação para aprovação e reconhecimento da nova graduação, a Biblioteca passou a contar com cerca de 4.742 livros no fim do ano de 1990.

De 1996 a 2001, teve o início do projeto de informatização por meio de software específico para bibliotecas, o MicroISIS. A Biblioteca da Fazu foi a primeira a ser informatizada em Uberaba. Em 2000, teve a implantação do curso de Engenharia de Alimentos e ampliação do acervo para 8.783 livros. De 2001 a 2002 teve a abertura dos cursos noturnos de Letras, Secretariado Executivo e Computação. A Biblioteca teve, então, um investimento maior no acervo, para atender as áreas de ciências humanas e ciências sociais. No fim de 2004, o acervo da Biblioteca somava 15.557 livros. Em 2002, o investimento no sistema de informatização e migração para o sistema InfoISIS, que possibilitou o acesso aos serviços de consulta ao acervo e a renovação e reserva de empréstimos domiciliares pela internet.

O início do projeto de reforma e ampliação do prédio da Biblioteca, para atender às demandas dos usuários e proporcionar a oferta de novos serviços e produtos aconteceu de 2003 a 2004. A inauguração do novo prédio, com cerca de 1.142,32m², aconteceu em 15 de maio de 2004.

A Biblioteca recebeu o nome de Biblioteca Dora Sivieri, em homenagem à Secretária Geral da Fazu, Dora Sivieri, que prestou serviços à instituição no período de 1975 a 2003.

De 2006 a 2011, a Fazu passou a contar com cerca de 1.000 alunos e o acervo da Biblioteca com mais de 21.834 livros, além de outros recursos como teses, folhetos, apostilas, periódicos, mídias de vídeos e apresentações de slides, totalizando 59.491 itens. A Biblioteca Dora Sivieri procura se qualificar e se diversificar cada vez mais para atender a todas as áreas do conhecimento humano.

A Biblioteca Dora Sivieri, realizou no período  de 03 a 07 de outubro de 2016, a XV SNLB (Semana Nacional do Livro e da Biblioteca).Este evento é realizado desde 2001. Neste ano tivemos as premiações dos leitores do ano nas categorias: discente, docente e técnico administrativo no Centro de Eventos da ABCZ. Durante toda semana foi realizada a exposição de quadros de  Maria Conceição Viana

Curiosidades sobre a Biblioteca
A Biblioteca realiza cerca de 18.000 mil empréstimos anuais.
A Biblioteca é conceito 4 pela avaliação do MEC.

Atividades na Biblioteca

  • Consulta ao acervo
  • Empréstimo domiciliar
  • Renovação e reserva on-line
  • Visita orientada
  • Acesso a bases de dados
  • Normatização bibliográfica;
Categorias