O zootecnista contribui para o avanço do setor agropecuário na produção animal e está presente na criação, manejo e melhoria genética dos rebanhos brasileiros. Hoje, 13 de maio, comemora-se o Dia do Zootecnista, que em 2016 completa 50 anos, desde a primeira aula, em Uruguaiana – RS. A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) oferta o curso desde 1975, e esse ano completa 41 anos formando profissionais zootecnistas.
Pensando na importância da data, a Fazu, representada pelo Diretório Acadêmico, em parceria com curso de Zootecnia e o diretor acadêmico da Fazu, Carlos Henrique Cavallari Machado, promovem para os alunos, uma série de eventos no Dia do Zootecnista.
Onze egressos do curso de Zootecnia da Fazu, participaram de uma mesa redonda na manhã de hoje (13/05), no Galpão de Máquinas da Fazenda Escola, contando para os alunos sobre suas carreiras, enfatizando a importância do profissional formado na Fazu, e o quanto o mercado valoriza e reconhece esses zootecnistas.
O evento do Dia do Zootecnista continua, à tarde, com minicursos voltados para o profissional da Zootecnia. Confira:
– Doma racional de cavalos, no curral de manejo da Fazenda Escola Fazu
– Castração de bovinos, no curral do Hospital Veterinário de Uberaba (HVU)
– Coleta de fezes para realização de OPG, no setor de Ovinos e Laboratório
– GPS, na Fazenda Escola
– Exterior e Julgamento de raças Zebuínas, no curral de manejo e confinamento
– Práticas com trator, na Fazenda Escola
Todos os minicursos acontecem simultaneamente de 13h às 17h. Os alunos do curso de Zootecnia devem escolher o minicurso que preferir e participar. À noite, os alunos e professores vão comemorar o Dia do Zootecnista com um churrasco, no Galpão de Máquinas.