3º Workshop em Manejo Integrado de Pragas da Fazu contará com palestras e minicursos

Com importantes pesquisadores da área, o evento contará também com Coffee Break especial, com degustação de insetos para alimentação humana.

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisa em Entomologia Aplicada (Gepea), promove nos dias 17 e 18 de outubro, das 8h às 18h, o III Workshop em Manejo Integrado de Pragas, no Salão Nobre da ABCZ, em Uberaba/MG. O evento é aberto a comunidade, com inscrições no valor de R$60,00 (sessenta reais), no boleto ou cartão. As vagas são limitadas. Inscrições: fazu.br.

O evento contará com palestras e minicursos, com conteúdos inovadores quanto às principais técnicas e estratégias para o controle de pragas em grandes culturas, abordando tópicos de relevância nacional com a presença de profissionais renomados. A programação do primeiro dia é comum a todos os participantes. No segundo dia, o participante deverá escolher um dos seis minicursos e se inscrever naquele de seu interesse.
Na quarta-feira, 17 de outubro, a abertura começará às 8h e, em seguida, o Dr. Alexandre de Senne Pinto, consultor e professor no Centro Universitário Moura Lacerda, abordará sobre “Manejo moderno de pragas da Cana-de-açúcar”. Na sequência a Dra. Luciany Favoreto, da Epamig, ministrará palestra sobre “Diagnose, hospedeiro e manejo do nematoide da ‘SOJA LOUCA II’”.

Com uma pausa para o Coffee Break, a programação continuará com a palestra sobre “Uso de ácaros predadores no controle de pragas edáficas”, com a Dra. Leticia Henrique Azevedo, da ESALQ/USP. Após o horário de almoço, o palestrante Dr. Fernando Hercos Valicente, da Embrapa Milho e Sorgo, abordará sobre “Riscos e implicações das produções de microrganismos On Farm”.

Seguindo o dia de palestras, o professor Dr. Pedro Yamamoto, da ESALQ/USP, explicará sobre “Controle químico como tática principal em programas de MIP: vantagens e limitações”. Em seguida, o tema será sobre “Categorias de Resistência de plantas a insetos”, com Prof. Dr. Arlindo Leal Boiça Junior, da UNESP/Jaboticabal.

O evento contará com um Coffee Break especial, com degustação de insetos para alimentação humana. Na quinta-feira, 18 de outubro, o dia será dedicado aos minicursos, que serão realizados simultaneamente. Os participantes poderão escolher no ato da inscrição o minicurso de seu interesse. Assim como a programação das palestras, os temas abordados no segundo dia prometem abordar questões práticas sobre o tema, conforme destaca-se na sua programação:

O Minicurso 1: Ativos biológicos para o manejo integrado de pragas e doenças, será ministrado pelo Mestre Alexandre Martins Guimarães e Dra. Isabel Cristina Padula Paz, da Biota Innovations.

O Minicurso 2: Tecnologia de Aplicação e Calibração de Pulverizadores para grandes culturas, terá como professor o Doutorando Cícero Antonio Mariano dos Santos, da UNESP/Jaboticabal.

O Minicurso 3: Manejo e conservação de ácaros em agroecossistemas para desenvolvimento da agricultura sustentável, será ministrado pelo Prof. Dr. Daniel Junior de Andrade, UNESP/Jaboticabal.

Já o Minicurso 4: Identificação e Manejo de nematoides em cultivos agrícolas, será ministrado pelo palestrante: Mestre Marilene Costa, da Biovalens.

O Minicurso 5: Uso de plantas Bt no MIP e implicações para o manejo de resistência de pragas, terá como palestrante Doutorando Igor Henrique Sena da Silva, UNESP/Jaboticabal. E por fim, o Minicurso 6: Resistência de plantas a insetos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *