A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), através do Grupo de Estudos e Pesquisa em Nutrição de Ruminantes, sob a orientação do professor Arthur Alves, promoveu o 1º Ruminar Tour, que levou aproximadamente 70 participantes ao Rancho da Matinha, Alta Genetics e Confinamento Planalto. O evento aconteceu nos dias 21 e 22 de junho de 2024, proporcionando aos participantes uma oportunidade de aprendizado e interação com práticas avançadas em nutrição e genética de ruminantes.
Na sexta-feira (21), o tour começou na Alta Genetics e no Rancho da Matinha. Na Alta Genetics, os participantes puderam conhecer touros melhoradores de raças como Nelore, Angus, Bonsmara, Brangus, Senepol e Wagyu, desde os jovens promissores até os mais consagrados. A visita ao Rancho da Matinha destacou a seleção para eficiência alimentar e a produção de novilhas superprecoces.
O Rancho da Matinha, estabelecido em janeiro de 1976, iniciou suas atividades com gado comercial e cruzamento industrial. No final da década de 1980, começou a desenvolver um programa de melhoramento genético com gado Nelore PO. Em 1995, passou a integrar o programa de melhoramento genético da USP (Ribeirão Preto), hoje ANCP. Pioneiro em inovações tecnológicas, o Rancho da Matinha foi um dos primeiros a implementar o pastejo rotacionado e a estação de monta curta na década de 1980. Nos anos 1990, começou a selecionar para precocidade sexual e, em 2002, introduziu o uso da ultrassonografia para a seleção de rendimento e terminação de carcaça. Em 2011, iniciou a seleção para eficiência alimentar e, em 2012, desenvolveu o Índice Real Matinha (IR$M), o primeiro índice bioeconômico do Brasil, criado pelo geneticista Dr. Michel D. MacNeil. O titular do Rancho da Matinha é o pecuarista Luciano Borges Ribeiro.
No sábado (22), a visita aconteceu no Confinamento Planalto do Grupo Boa Esperança, onde os participantes puderam observar de perto o capricho e a organização do confinamento, que abriga 15 mil cabeças de gado. A Fazenda Planalto, parte do Grupo Boa Esperança, é um empreendimento familiar fundado por Ademir Ferreira de Melo em 1976, com atividades em cana-de-açúcar, cereais e pecuária de corte, localizada em Campo Florido, MG.
“Durante a visita ao Confinamento Planalto, os participantes também tiveram a oportunidade de aprender sobre a sucessão familiar na empresa e a significativa presença de mulheres atuando em diversos setores. Agradecemos a Angélica e Ademir Ferreira de Melo pelo acolhimento e pelas informações compartilhadas. O 1º Ruminar Tour foi um sucesso, proporcionando aos participantes uma visão abrangente e detalhada das práticas de excelência em nutrição e manejo de ruminantes, além de fortalecer os laços entre a academia e o setor produtivo”, destaca Arthur.