14ª Prova de Pré-seleção de Touros Gir Leiteiro é realizada em sistema de semiconfinamento na Fazu

A prova foi reformulada e agora é mais curta e efetiva, totalizando 75 dias

Com foco em identificar jovens reprodutores da raça Gir Leiteiro, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) recebe a 14ª Edição da Prova de Pré-seleção de Touros Gir Leiteiro para o Teste de Progênie da Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) e Embrapa Gado de Leite.

 Segundo informações do superintendente da ABCGil e professor da Fazu, André Rabelo, esta edição conta com importantes alterações. “Este ano a prova iniciou em janeiro, diferente das edições passadas que começavam em novembro. Organizamos uma prova mais curta e efetiva, mas mantendo as mesmas importantes avaliações. O objetivo é otimizar custo, diminuir a permanência do touro na fazenda, porque eles têm que ‘passar’ pela prova e logo ir para a central, minimizando também os riscos de acidentes e problemas sanitários”.

Outra novidade é que agora a prova acontece no semiconfinamento da Fazu “A área foi planejada para os touros expressarem todo o seu potencial produtivo e reprodutivo. Os animais estão alojados em uma área de pastejo sombreada e recebendo uma alimentação composta por silagem de milho e concentrado. Para a Fazu é de extrema importância receber esta prova, não só pelo apelo técnico, mas também pelo apelo social, pois, de forma democrática, ela abre as portas para a participação de animais de qualquer lugar do país”,  afirma a coordenadora de Projetos da Zootecnia da Fazu, Juliana Paschoal.

São avaliados para as características de fertilidade e funcionais 56 touros da raça Gir Leiteiro. Os animais são oriundos de rebanhos dos associados da ABCGil, candidatos ao Teste de Progênie, com idade média ao final da prova de 30 meses. “Somente touros que atenderem todos os pré-requisitos do regulamento para inclusão de touros no Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) puderam ser inscritos”, esclarece o coordenador técnico da ABCGil, Carlos Henrique Cavallari Machado. 

Nesta prova, são avaliadas características reprodutivas (congelabilidade, motilidade, defeitos maiores e menores) ligadas à produção comercial de sêmen nos tourinhos candidatos ao teste. Atualmente, além destas características seminais, estão sendo estudadas características funcionais como temperamento, e característica de conformação, além da seleção genômica. “O foco é formar um banco de dados consistente na parte reprodutiva de machos, o que possibilitará a seleção de características produtivas e reprodutivas nas fêmeas, visando o aumento da acurácia e funcionalidade na seleção do Gir Leiteiro”, comenta Cavallari.

“Do ponto de vista sanitário e ambiental para os animais é ótimo. E em relação à agilidade e velocidade das avaliações também é excelente. A ABCGil está sempre evoluindo e inovando, além de trabalhar o melhoramento genético levando informação para os criadores. São 14 anos de prova, realizando um trabalho de excelência e esse ano não será diferente”, finaliza André Rabelo.

O Teste de Progênie

Animais aprovados na 14ª Prova de Pré-seleção de Touros Gir Leiteiro são selecionados para o Teste de Progênie. O teste serve para mostrar quantos quilos de leite, em média, as filhas de um determinado touro poderão produzir a mais em relação à média das filhas de outros touros, evidenciando a capacidade do reprodutor para transmitir suas qualidades genéticas para a progênie.

É considerada a prova zootécnica mais segura para identificar os valores genéticos dos touros e promover o melhoramento em rebanhos leiteiros. O Teste de Progênie requer tempo considerável, de 6 a 7 anos, e os reprodutores são avaliados a partir de informações sobre o desempenho de suas filhas (puras e mestiças), através de controle leiteiro, análise dos componentes do leite, de manejo, temperamento e avaliação linear.

A avaliação linear mostra as características boas e ruins que o touro transmite para suas filhas, tendo relação com a facilidade de ordenha, o temperamento e, ainda, a conformação corporal da vaca associada à produção: a qualidade do úbere, pernas, pés, garupa. As características lineares ainda estão associadas à longevidade, ou seja, a produção de leite e seus componentes (gordura, proteína e sólidos) durante a vida produtiva do animal.

O Teste de Progênie é o maior responsável pelo sucesso do Gir Leiteiro, pois todas as informações geradas nestes 35 anos formaram as bases para um crescimento com sustentabilidade e responsabilidade. O uso de touros aprovados pelo Teste de Progênie fez a produção/média diária do Gir Leiteiro saltar de 3,6 quilos em 1985 para 11,8 em 2020, refletindo no Girolando, cuja produção, que era de 4,5 quilos de leite em 1985, saltou para 16,5 em 2020.

Juliana Paschoal
André Rabelo
Carlos Henrique Cavallari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *