Fazu e TotalMind realizam curso na Bolívia sobre sanidade na produção de bovinos

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), em parceria com a TotalMind, realizou o curso de extensão “Total Salud Bovina” nos dias 14 e 15 de novembro, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. A iniciativa teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e fortalecer a capacitação de profissionais do setor agropecuário. A professora Dra. Amanda Quintal, da Fazu, ministrou aulas presenciais abordando temas essenciais para a gestão sanitária e bem-estar animal em bovinos de corte e de leite. Na ocasião, esteve representando a TotalMind, o diretor Leonardo Marujo

Com carga horária de 16 horas, o curso ofereceu uma abordagem detalhada sobre doenças parasitárias, infecciosas, vacinação, boas práticas de manejo vacinal e uso de medicamentos de curral, tanto para bovinos de corte quanto para gado leiteiro. “Foi uma experiência extremamente enriquecedora, com momentos de palestras, conversas e troca de experiências. A turma foi muito participativa, o que proporcionou um ambiente de aprendizado dinâmico e colaborativo,” ressaltou Amanda. As aulas ocorreram nas instalações da Asocebu, onde é realizada a ExpoCruz, um dos eventos agropecuários mais importantes da Bolívia.

Parceria Promissora entre Fazu e TotalMind
A realização do curso é fruto de uma parceria firmada entre a Fazu e a TotalMind em agosto de 2024, durante a Total Conference em Santa Cruz de la Sierra. A TotalMind nasceu da união entre o Instituto Mentes Brilhantes e a Totalpec, empresa boliviana fundada em 2010 e reconhecida pela produção e comercialização de produtos para nutrição animal e sementes de gramíneas. O objetivo da TotalMind é transformar o agronegócio na Bolívia por meio de cursos, treinamentos e capacitações de alta qualidade.

“A parceria entre a Fazu e a TotalMind é uma ponte de conhecimento que conecta os profissionais do Brasil e da Bolívia, compartilhando práticas de manejo e sanidade animal que elevam a produtividade e o bem-estar dos rebanhos. O intercâmbio Brasil-Bolívia promete render novos frutos, com mais cursos e atividades conjuntas voltadas para o agronegócio, reforçando laços de colaboração e fortalecendo a capacitação de profissionais do setor” destacou o coordenador de Extensão da Fazu, Luciano Pimenta.