Choupala plantada para celebrar os 50 anos da Fazu se desenvolve ao lado da Cápsula do Tempo

Nas celebrações do cinquentenário da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), foi plantada uma nova muda de choupala. Para arborizar ainda mais o campus, a espécie simboliza a esperança de um futuro promissor, ao lado da Cápsula do Tempo.

Um mês e meio após o plantio, a muda já se desenvolve de forma tranquila e saudável no jardim. A choupala foi doada à instituição pelo aluno do 8º período de Agronomia, Walisson Pereira, que também é produtor de mudas.

“Doar essa muda à Fazu é, portanto, uma forma de retribuir a educação e tudo o que já recebi dessa faculdade. É plantar, literalmente, uma ‘semente’ de história, tradição e inspiração para as futuras gerações de profissionais das ciências agrárias”, destaca Walisson.

O produtor lembra que a choupala é muito mais do que uma planta: “Ela carrega consigo parte da história do Zebu, pois veio da Índia junto com as primeiras importações do Nelore, na década de 1960, trazida por pecuaristas visionários como Rubico de Carvalho e Celso Garcia Cid. Desde então, tornou-se um símbolo de tradição e identidade para a pecuária brasileira”.

Walisson Pereira iniciou a produção de mudas de choupala em 2018 e, após superar os desafios de germinação, obteve sucesso a partir de 2020. “Meu interesse vai além da simbologia da árvore como ícone do Zebu: admiro sua imponência e percebi a escassez de mudas no mercado, o que me motivou a produzir. Hoje, após cinco anos de trajetória, já comercializei mudas em Uberaba, em diversos estados brasileiros e até mesmo na Bolívia, levando a choupala para novos territórios e reafirmando sua importância cultural e histórica”.

Cinquentenário – Em 18 de agosto de 2025, a Fazu comemorou seus 50 anos e revelou a Cápsula do Tempo da instituição, enterrada desde os anos 2000. Na ocasião, uma nova cápsula foi depositada e será aberta apenas em 2050. A muda da choupala foi plantada ao lado dela, marcando o início do Jubileu de Diamante da instituição.

Categorias