Fazu e TotalMind ministram curso na Bolívia sobre mastite bovina e aumento da produção

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) e a TotalMind promoveram mais uma capacitação técnica na Bolívia. Nos dias 27 e 28 de junho, a professora da instituição de ensino, Dra. Amanda Quintal, ministrou o curso “Controle la mastitis y suba sus ganancias”.

Realizado na cidade de Santa Cruz de la Sierra, o curso abordou temas como o funcionamento da glândula mamária, mastite e qualidade do leite. A capacitação contou com aulas teóricas e práticas no curral, totalizando 16 horas.

“É sempre uma ótima oportunidade estar na Bolívia — pela segunda vez — contribuindo com o crescimento do setor, trocando experiências profissionais e pessoais, e aprendendo mais sobre a produção local e cultura dos nossos alunos bolivianos”, destacou Amanda Quintal.

Participaram do curso produtores, membros da associação leiteira, representantes da Asociación Boliviana de Criadores de Cebú (ASOCEBU) e da indústria. A parceria entre as insituições é conduzida por Gustavo Stein, responsável pela área de Extensão da Fazu, e pelo coordenador da TotalMind/Totalpec, Leandro Marujo.

A colaboração entre a Fazu e a TotalMind foi firmada em agosto de 2024, durante a Total Conference, em Santa Cruz de la Sierra. A TotalMind surgiu da união entre o Instituto Mentes Brilhantes e a Totalpec — empresa boliviana fundada em 2010 e reconhecida pela produção e comercialização de produtos para nutrição animal e sementes de gramíneas. O objetivo da TotalMind é transformar o agronegócio na Bolívia por meio de cursos, treinamentos e capacitações de alta qualidade.