Em um universo agrícola, os insetos muitas vezes passam despercebidos por conta de seu tamanho. Porém, com grandes funções, que vão desde a polinização até mesmo ao combate de pragas, eles desempenham um papel fundamental nos ecossistemas. Abrindo espaço para um olhar apurado para estes organismos, o curso de Agronomia da Fazu recebeu novas coleções entomológicas na última quinta-feira (24).
As coleções foram desenvolvidas pelos alunos da disciplina de Entomologia Aplicada, do primeiro semestre de 2025, tanto do matutino quanto do noturno. As coleções contam com uma diversidade ampla de insetos, coletados pelos estudantes em vários locais do país ao longo deste semestre. As caixas entomológicas reúnem borboletas, lagartas, besouros, gafanhotos, joaninhas, entre outros. Todas as espécies foram catalogadas e incluídas no acervo do laboratório de Entomologia.
Conforme o professor da disciplina, Diego Fraga, os alunos deste semestre entregaram trabalhos ricos e bem elaborados. “Eles trouxeram insetos das mais diferentes ordens e espécies, e com importância agrícola. São insetos que estão presentes em diversas culturas por todo o nosso país, mas que, para nós, na faculdade, possuem um aspecto ainda mais valioso de ensino. Muitos são pragas e comprometem a produtividade das culturas; outros agem como polinizadores, também importantíssimos, e há até mesmo inimigos naturais, que nos ajudam a combater essas pragas”, explica o doutor em Entomologia Agrícola.
O aluno Alisson Romeiro, que também é monitor da disciplina, ressalta o cuidado necessário para preservar os materiais. “Agora, com essa coleção, teremos que colocá-la em caixas especiais e adicionar naftalina, para poder preservá-las e mantê-las nas caixas, para que tenham uma vida longa”, conta Alisson. As aulas da disciplina são ministradas no Laboratório e Museu de Entomologia, onde as coleções são armazenadas e permanecem disponíveis para consulta. Desta forma, além de proporcionar uma experiência prática aos atuais alunos, os materiais servem como ferramenta de ensino para as próximas turmas.


