A homenagem é um reconhecimento ao legado de José Olavo, que acreditou no desenvolvimento de unir tecnologia, ciência e tradição objetivando ampliar horizontes para o desenvolvimento do setor.
Em uma cerimônia marcada pela emoção, o Pavilhão Multiuso do Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), recebeu, na manhã de hoje (22), durante a 17ª ExpoGenética, o nome de José Olavo Borges Mendes, ex-presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) por três mandatos (1995-1998 / 2001-2004 e 2007-2010) e ex-presidente da Fundagri (Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias), mantenedora da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba).
A ação reconhece o legado de José Olavo, que ao lado do saudoso pecuarista Cláudio Sabino Carvalho, o criador Nelson Rafael Pineda Rodrigues e o Superintendente Técnico da ABCZ, Luiz Antonio Josahkian, acreditou no potencial de unir tecnologia, ciência e tradição objetivando ampliar horizontes para o desenvolvimento do setor e realizou a primeira edição da ExpoGenética, em 2008.
A cerimônia de descerramento da placa contou com a presença de membros da diretoria da ABCZ, dos vice-presidentes da entidade Eduardo Biagi, Luiz Claudio de Souza Paranhos Ferreira e Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, dos filhos Frederico Cunha Mendes, Rafael Cunha Mendes e José Olavo Borges Mendes Júnior e de amigos do homenageado. “Estou muito feliz! É uma grande alegria para mim e para a minha família”, agradeceu José Olavo Borges Mendes.
“Esta homenagem simboliza não apenas o reconhecimento de suas contribuições, mas também a inspiração que continua a oferecer a todos nós. Que seu exemplo nos guie em nossas jornadas, nos lembrando da importância de trabalhar com paixão, integridade e dedicação”, disse, durante sua fala, o presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid.
A homenagem, segundo Frederico Cunha Mendes, é mais um reconhecimento do importante trabalhado desenvolvido pelo pai ao longo de décadas. “Nós três já tivemos a oportunidade de participar de algumas administrações e projetos da ABCZ. Meu pai plantou uma grande semente, e cabe a nós continuarmos regando para que ela floresça. Essa atitude do Gabriel, ao homenageá-lo, é para nós um gesto de gratidão, pois sabemos que todo o trabalho que ele desenvolveu ficará eternamente marcado aqui”.
Rafael Cunha Mendes destacou a dedicação de seu pai ao setor e expressou sua gratidão por ver o legado eternizado. “Essa condecoração é mais do que merecida, resultado de muita dedicação, esforço e trabalho. Ela também aumenta ainda mais nosso nível de responsabilidade por carregar o legado do nosso pai”, comentou.
José Olavo Borges Mendes Júnior também agradeceu o reconhecimento. “A semente está plantada, e com esse grande exemplo, devemos seguir em frente, perpetuando o legado dele”.
José Olavo Borges Mendes, titular da marca VRJO, ainda foi conselheiro e diretor da ABCZ em várias gestões. Formado em medicina pela Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, José Olavo Borges Mendes seleciona Nelore e Nelore Mocho e desenvolve em laboratórios próprios, técnicas de reprodução como a inseminação artificial, fecundação “in vitro” e transferências de embriões. É proprietário de fazendas nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Acre. Com um vasto currículo, José Olavo, premiado nacional e internacionalmente, é reconhecido pela representatividade e pela grande influência no agronegócio brasileiro.
A 17ª ExpoGenética é organizada e realizada pela ABCZ com apoio do Sebrae, BB Seguros, CNA/Faemg/Senar, Emater Minas Gerais, patrocínio da Neogen e Romancini Troncos e Balanças. Dona Nenem é o café oficial e Itaipava, a cerveja oficial.