O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Adilson de Paula Almeida Aguiar, trabalhou entre os dias 14 e 16 de março, na Fazenda Sant’ Anna do Apa, no município de Bela Vista, na divisa entre o estado do Mato Grosso do Sul e o Paraguai. A propriedade pertence à Jaguari Com. e Agr. LTDA, empresa de um grupo familiar de São Paulo e é gerenciada pelo Técnico em Agropecuária Luiz Rodrigues Borges e pela Zootecnista Claudia Verônica M. Borges, egressa do curso de Zootecnia da Fazu.
O uso da terra na Fazenda Sant`Anna do Apa é distribuído da seguinte forma: 3.378 hectares de área total e 2.399 úteis, explorados com pastagens que suportaram em 2017 um rebanho de 3.569 animais, dos quais 1.643 foram fêmeas em idade à reprodução, todo o rebanho é avaliado dentro do programa de melhoramento genético da Conexão Delta Gen. “O plano de negócio deste projeto está estruturado para a comercialização de touros jovens (deca 1 e 2 na avaliação do programa) e novilhas que não são incorporadas ao rebanho”, conta.
O professor Adilson trabalha neste projeto há 5 anos, fazendo duas visitas anualmente, nas transições dos períodos chuvoso/seco e seco/chuvoso. Neste projeto, o professor orienta os programas de manejo da pastagem, de suplementação do rebanho, da análise de resultado econômico da atividade e planejamentos de curto, médio e longo prazo.