A Startup “Zoograss, a sua ferramenta de campo”, de acadêmicos do curso de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), é finalista do Desafio de Startups do Ideas for Milk. Mais de 80 propostas foram inscritas nesta edição do Ideas for Milk – Desafio de Startups, reunindo empreendedores das cinco regiões do país. Surpreendida com a qualidade das propostas, a comissão avaliadora do Ideas for Milk decidiu classificar não cinco, mas 10 propostas para a final presencial, dentre elas o Zoograss, da Fazu.
A startup é composta pelos alunos da Zootecnia: Fernanda Silva, Felipe Nakashima Camargo, Bruna Cesario, Carlos Henrique de Freitas, Dênis Corrêa e Pedro Ernesto Pontes Cambra e pelo analista de sistemas, Ricardo Gomes. O objetivo do aplicativo Zoograss é auxiliar no momento de escolha da forrageira a partir das informações alimentadas pelo próprio produtor, como: índice pluviométrico, informações acerca do solo, tipo de produção e afins.
A realidade brasileira é a produção de leite a pasto, sendo assim, o aplicativo Zoograss foi idealizado levando em consideração a falta de tecnologias de fácil acesso voltadas para a escolha de gramíneas que se adequam a realidade da fazenda a ser implantada.
De acordo com a plataforma oficial do Ideas For Milk, as propostas revelaram um grande amadurecimento do cenário AgTech voltado ao agronegócio do leite, demonstrando o quão dinâmico e crescente é este setor. Uma comissão formada por 112 profissionais especializados em leite, modelos de negócio inovadores e TI avaliou as propostas.
A ideia do aplicativo Zoograss surgiu em uma reunião para o projeto do Porteira Adentro 2016, maior evento de extensão da Fazu. Os alunos tiveram a ideia de criar o aplicativo após eles encontrarem informações e queixas de produtores e técnicos com dificuldades na escolha da gramínea ideal. Após o projeto em 2016, os acadêmicos aprimoraram o aplicativo e apresentaram a nova versão no Porteira Adentro 2017, ficando em 1º lugar.
“O Zoograss começou como um simples aplicativo de consulta, agora, já estamos com ideias também de aprimorar para que, em 2018, passe a incluir uma parte de indicação de correção de solo. Em nome do grupo, agradeço a todos envolvidos. A sensação é uma mistura de felicidade com satisfação de ter o trabalho escolhido e reconhecido frente à 83 trabalhos em todo Brasil. Estamos com o sentimento de dever cumprido e com a convicção de que estamos no caminho certo”, afirma o aluno do 8º período de Zootecnia, Felipe Nakashima.
Ideas for Milk Desafio de Startups
É uma competição nacional entre empreendedores que visa estimular ideias inovadoras de modelo de negócio, produto, processo ou serviço, baseadas em software web, aplicativo mobile e/ou solução em hardware, incluindo Internet das Coisas (IoT).
As soluções devem promover a eficiência no setor lácteo. O sucesso da primeira edição, em 2016, chamou a atenção de investidores do Sillicon Valley ((EUA) e do governo da Índia – maior produtor mundial de leite – interessados em acompanhar o processo brasileiro de inclusão do agronegócio do leite na indústria 4.0.
Proposto pela Embrapa Gado de Leite, o Ideas for Milk tem como parceiros a Carrusca Consulting, o Agripoint, o Qrânio e a Kick Ventures.