O professor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Juliano Ricardo Resende, visitou um projeto cujo foco é a gestão econômica e planejamento ao longo dos próximos 5 anos. O desafio é estabelecer uma estratégia para proporcionar capacidade de pagamento de 5 milhões de reais de empréstimos até 2020.
Segundo o professor, a dívida foi feita pelo proprietário ao longo do tempo para aquisição de máquinas, implementos, construções, renovação de pastagem, dentre outros custos. “É sem dúvida um desafio grande. Será feito um primeiro orçamento de despesas, receitas e passivos para 2017, em uma planilha desenvolvida por mim e, na próxima visita, em abril, será feito o orçamento até 2020 buscando fluxo de caixa positivo ao longo dos meses, no mesmo modelo de planilha”, conta Resende.
Dentre as estratégias, o professor Juliano afirma que é cogitado o arrendamento de uma fazenda, o projeto conta com 2 fazendas de 1.500 ha cada, venda de todo o rebanho avaliado em exatamente 5 milhões para quitação da dívida e será feita reposição com gado de parcerias, venda de terras, cerca de 500 ha, contratação de novos financiamentos para pagar os vencimentos alongando o prazo da dívida, dentre outros.
“Serão desenvolvidos vários cenários futuros para serem apresentados ao proprietário. O projeto mostra o quanto o técnico zootecnista deve estar preparado para a gestão financeira da pecuária, pois o trabalho como zootecnista não é apenas de engordar os rebanhos e intensificar pastagens, mas o grande desafio é ganhar dinheiro e, principalmente, pagar dívidas”, finaliza o professor Juliano.