Workshop para debater estratégias de combate da influenza aviária de alta patogenicidade é realizado na Fazu

No 29 de agosto, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), por meio do setor de Extensão, sediou um workshop crucial voltado para a discussão e ações de mitigação da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade. O evento reuniu especialistas e profissionais da área com o objetivo de discutir estratégias para prevenir e controlar essa doença, que representa um desafio significativo para a avicultura. O evento foi uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Emater, IMA e Polícia Militar de Meio Ambiente.

A programação do evento, que ocorreu na Sala 15 da Fazu, incluiu diversas palestras e mesas de discussão. A abertura do evento foi conduzida por Deise Macedo, Coordenadora Regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), e Eurípedes Turati Leitão, Superintendente Regional de Saúde da SES. Ambos enfatizaram a importância do workshop como um espaço para compartilhar conhecimentos e ações para combater a Influenza Aviária.

A primeira palestra do dia foi ministrada por Débora Lopes Perícole, Assessora Técnica em Defesa Sanitária Animal do IMA, que trouxe informações atualizadas sobre o cenário da Influenza Aviária e discutiu as medidas de prevenção em vigor.

Albany Árcega, Coordenador Técnico da EMATER, abordou a avicultura familiar na região do Triângulo Sul, fornecendo insights sobre as particularidades desse setor e seu relacionamento com a Influenza Aviária.

O 1º Tenente Elvisson Martins Naves, Comandante do 1º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais (PMMA-MG), compartilhou as ações realizadas pela PMMA no combate à Influenza Aviária, enfatizando a importância da prevenção e controle.
Maurício Oliveira, Coordenador Regional de Vigilância em Saúde da SES, apresentou os planos e estratégias de vigilância da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade para o ano de 2023.

Ao encerrar o workshop, os participantes tiveram a oportunidade de se envolver em uma mesa redonda, onde compartilharam experiências, esclareceram dúvidas e debateram estratégias para enfrentar a Influenza Aviária.

O workshop sobre Influenza Aviária de Alta Patogenicidade realizado na Fazu desempenhou um papel fundamental na promoção da conscientização e no compartilhamento de informações entre profissionais da área. A prevenção e o controle dessa doença são essenciais para garantir a saúde das aves e a sustentabilidade da avicultura na região.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *