Aula prática de Medicina Veterinária na Fazu aborda tratamento de ovino com caso clínico complexo

Na quarta-feira, 30 de agosto, Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) foi palco de uma aula prática enriquecedora para os estudantes do curso de Medicina Veterinária. Sob a orientação da professora Paloma Coutinho, os alunos mergulharam em um caso clínico desafiador envolvendo o tratamento de um ovino com um histórico médico complexo.

O caso clínico em questão envolveu um ovino que passou por um parto gemelar, no entanto, um dos borregos não sobreviveu e resultou em um aborto. Esse cenário desencadeou uma série de complicações para o animal, incluindo desnutrição e baixa imunidade. A professora Paloma Coutinho conduziu a aula prática, guiando os estudantes através das etapas de diagnóstico e tratamento necessárias para reverter o quadro clínico do ovino.

“A principal avaliação realizada durante a aula foi a identificação da baixa imunidade no animal, diretamente ligada à desnutrição que ele sofreu após o aborto. Os estudantes aprenderam a importância de uma avaliação clínica minuciosa, juntamente com a coleta de exames complementares, como hemograma completo e OPG (Ovos por Grama de Fezes), para se chegar a um diagnóstico preciso”, explicou Paloma.

O tratamento abordado na aula incluiu a administração de hidratação oral e medicamentos sistêmicos, aplicados por via intramuscular. A equipe de estudantes também identificou um quadro de anemia, que foi associada a uma infestação por vermes. Essa descoberta reforçou a importância do tratamento holístico, abordando todas as questões interligadas que afetavam a saúde do animal.

Além disso, a foi identificada por uma lesão dermatológica na pele, que foi diagnosticada como uma lesão fúngica. A professora Paloma Coutinho ressaltou a necessidade de tratar não apenas os sintomas aparentes, mas também suas causas subjacentes, como a desnutrição e a imunidade comprometida.

A aula prática do Projeto Integrador do Curso de Medicina Veterinária na Fazu proporcionou aos alunos uma valiosa experiência prática no diagnóstico e tratamento de casos clínicos complexos em animais. “O aprendizado abrangente abordou não apenas os aspectos médicos, mas também enfatizou a importância da compreensão das interconexões entre os diferentes sistemas do organismo animal”, afirma a Dr. Paloma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *