Startup Proteios recebe certificação após incubação pelo Sistema InovaLácteos, apoiado pela Fazu

A startup Proteios, incubada na Fazu, celebra um marco importante em seu desenvolvimento ao receber o certificado de incubação pelo Sistema InovaLácteos (SIL), após um período de 10 meses de intensa incubação no Núcleo de Inovação de Uberaba. Esse núcleo, uma colaboração entre o Parque Tecnológico de Uberaba e a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), evidencia o avanço tecnológico no setor agropecuário.

Durante o período de incubação, onde a Fazu ofereceu diversos serviços de mentorias e consultorias, a Proteios alcançou o Technology Readiness Level 4 (TRL 4), uma etapa significativa que demonstra a validação da tecnologia em um ambiente de laboratório. Esse nível é um indicativo do progresso da startup em direção à comercialização de suas inovações, visando otimizar a cadeia produtiva do leite.

O Sistema InovaLácteos, apoiado pela Fazu, é uma iniciativa pioneira que busca integrar diversos atores do ecossistema de inovação, incluindo startups, investidores, instituições acadêmicas e centros de pesquisa, com o objetivo de desenvolver soluções tecnológicas para o setor leiteiro. Participam desse projeto quatro parques tecnológicos de Minas Gerais – Viçosa, Uberaba, Lavras e Juiz de Fora – além de receber o apoio de entidades como a Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e o apoio político-institucional e financeiro de órgãos do governo estadual, como as Secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e de Desenvolvimento Econômico (SEDE), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG).

A incubação da Proteios pelo Sistema InovaLácteos simboliza um passo significativo tanto para a startup quanto para o setor de laticínios como um todo, promovendo a inovação e o desenvolvimento tecnológico no agronegócio. A colaboração entre instituições acadêmicas, órgãos governamentais e o setor privado, como demonstrado por esta iniciativa, é fundamental para impulsionar o avanço e a competitividade do agronegócio brasileiro no cenário global.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *