Professora da Fazu publica capítulo sobre o vírus do café em livro internacional da Elsevier

A pesquisadora e professora da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Dra Thaís Oliveira Ramalho Bean, alcançou um feito notável ao publicar um capítulo no livro “Viral Diseases of Field and Horticultural Crops,” pela prestigiosa editora Elsevier. O capítulo escrito por Dra. Thaís Bean, em colaboração com a Dra. Antônia Figueira, da Universidade Federal de Lavras, e o saudoso Dr. Michael Goodin, da Universidade de Kentucky, aborda o vírus do café, conhecido como coffee ringspot vírus (CoRSV). O livro custa US$ 200,00 e pode ser encontrado na loja da Elsevier, clique aqui.

O CoRSV, popularmente conhecido como vírus da mancha anelar do cafeeiro, é o foco de estudo da professora Thaís Bean desde sua pesquisa de doutourado. Em 2015, a professora Thaís Bean, já doutora em Agronomia/Fitopatologia, fez um estudo de detecção e levantamento do CoRSV e concluiu que o vírus estava presente em 100% das lavouras de café visitadas nas principais regiões produtoras de café do Brasil. Suas pesquisas, publicadas na plataforma Research Gate, chamaram a atenção do editor do livro, L.P. Awasthi, que convidou a professora para contribuir com seu conhecimento para esta obra internacional.

O livro “Viral Diseases of Field and Horticultural Crops” abrange uma ampla variedade de tópicos relacionados às doenças virais que afetam culturas de campo e horticultura. Começando com uma introdução histórica à virologia vegetal, o livro explora importantes marcos e cientistas na área. Ele continua com uma análise abrangente das doenças virais, incluindo sua significância econômica, sintomas, hospedeiros, métodos de transmissão, técnicas de diagnóstico, distribuição geográfica, epidemiologia, perdas na produção e estratégias de controle. O livro foi publicado pela Elsevier, uma empresa editorial holandesa, fundada em 1880, especializada em conteúdo científico, técnico e médico. É uma das seis empresas que domina a publicação científica no mundo inteiro.

A publicação deste capítulo é um marco importante para a pesquisa de Dra. Thaís Bean e para a comunidade científica em geral. O coffee ringspot vírus tem sido associado a desfolha severa, redução no peso dos frutos e queda prematura dos frutos em cafeeiros infectados, conforme relatado em estudos anteriores. Além disso, a qualidade do café é um fator crucial para a indústria cafeeira, e a maturação irregular dos frutos e alterações nos compostos dos grãos podem afetar negativamente a qualidade da bebida. É importante ressaltar que o CoRSV tem uma distribuição geográfica restrita, tendo sido detectado apenas no Brasil, na América do Sul, e na Costa Rica, na América Central.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *