Fazu incorpora tecnologia de rastreamento de bovinos da empresa holandesa mOOvement

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) está dando um passo significativo em direção à modernização da pecuária com a implementação da avançada tecnologia de rastreamento de gado da empresa holandesa mOOvement. Através dessa colaboração, a Fazenda Escola da Fazu, com seus quase 200 hectares, agora conta com uma solução inovadora para monitorar seus bovinos em tempo real, mesmo em áreas sem cobertura de rede móvel. A iniciativa para trazer essa tecnologia para a Fazu partiu de Sergio do Carmo, um zootecnista formado pela Instituição e representante da mOOvement no Brasil.

A principal ferramenta dessa tecnologia é o “GPS Ear Tag”, uma etiqueta auricular com GPS integrado que permite rastrear os animais em longas distâncias. “Mesmo em locais onde a conectividade é limitada, essa etiqueta utiliza uma combinação de bateria e painéis solares integrados para garantir um rastreamento contínuo. Os produtores e estudantes da Fazu agora podem monitorar o movimento e o comportamento dos animais diretamente de seus smartphones, graças à tecnologia do mOOvement”, explica Sérgio.

Sergio, que entende a importância da tecnologia na pecuária moderna, explica como a parceria se desenvolveu. “Contatei o professor Matheus Alves através do LinkedIn com o objetivo de doar os equipamentos necessários para a utilização dessa ferramenta. Isso permite que docentes e alunos se aprofundem na área da pecuária digital, ao mesmo tempo em que serve como vitrine da eficiência da tecnologia da mOOvement no campo.”

A mOOvement, uma empresa holandesa fundada por Sr. Pieter Vogels, emergiu de estudos que utilizaram a tecnologia de rastreamento de gado via GPS. Sr. Pieter Vogels conquistou um concurso de startups do Rabobank com essa inovação e a mOOvement operou inicialmente como uma startup dentro do próprio Rabobank. “Hoje, a mOOvement já se consolidou no mercado australiano e está crescendo rapidamente nos Estados Unidos. O “brinco inteligente” é uma ferramenta que auxilia os produtores na rastreabilidade do gado, aumentando a produtividade, lucratividade e o controle sobre os rebanhos”, explica Vogels.

Sergio do Carmo destaca que o sistema da mOOvement vai além do simples rastreamento dos animais. Uma vez que o gado está sendo monitorado, é possível realizar anotações detalhadas sobre cada animal individualmente, permitindo tomadas de decisão mais precisas em relação ao manejo da fazenda. “A tecnologia não se limita a rastrear os animais. Ela possibilita anotações ativas que auxiliam na gestão da fazenda, como acompanhar touros, monitorar pasto e identificar sinais precoces de problemas de saúde,” explica Sergio.

Essa parceria entre a Fazu e a mOOvement não apenas traz avanços tecnológicos para a fazenda escola, mas também enriquece a formação dos universitários. Sergio acredita fortemente na sinergia entre a academia e o setor privado, afirmando que “a tecnologia da informação está crescendo muito no meio acadêmico e empresarial.” A colaboração entre empresas inovadoras e instituições de ensino como a Fazu permite que os estudantes estejam na vanguarda das transformações tecnológicas que moldam o futuro da pecuária.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *