Professora avalia dados climáticos de janeiro da Estação Meteorológica da Fazu

Dados da Estação Meteorológica da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) referentes ao mês de janeiro de 2024 indicam condições climáticas favoráveis para a agricultura na região. A análise realizada pela professora MsC. Daniela Araújo revela informações importantes para os agricultores, influenciando tanto o planejamento agrícola quanto as tomadas de decisão no campo. A estação da Fazu é uma tecnologia da Zeus Agrotech.

Segundo os registros da Estação, a temperatura na região atingiu uma máxima de 33,5ºC, uma média de 24,3ºC e uma mínima de 14,9ºC. A professora Daniela destacou a importância de interpretar esses dados, ressaltando que a precipitação mensal atingiu 248,8 mm, enquanto a evapotranspiração foi de 134,99. “A precipitação é a chuva, ou seja, a quantidade de chuva durante o mês. A evapotranspiração é a maneira com que o solo perde a água para a atmosfera. E a evapotranspiração depende da temperatura, da radiação. A precipitação foi maior que a evapotranspiração, então o solo ganhou mais água do que perdeu, então não houve déficit hídrico no mês de janeiro”, explicou a professora Daniela Araújo.

A constatação de que não houve déficit hídrico é uma notícia positiva para a agricultura local, indicando que as condições climáticas foram adequadas para o desenvolvimento das plantações. A professora ressaltou que a quantidade de chuva foi considerada normal para o mês na região.

“Tais dados são importantes para os agricultores, pois permitem a realização de um planejamento agrícola mais assertivo e auxiliam nas tomadas de decisão no campo. O planejamento agrícola envolve escolhas estratégicas, como determinar o momento ideal para o plantio, levando em conta as condições climáticas da região”, afirmou Daniela.

A professora Daniela enfatizou que o planejamento agrícola também está diretamente ligado à escolha das culturas a serem plantadas. “Cada região tem suas peculiaridades climáticas, e isso influencia diretamente nas culturas que podem ser desenvolvidas com sucesso. O conhecimento desses dados permite aos agricultores tomar decisões informadas sobre quais culturas cultivar e quando.”

Além disso, a professora Daniela destacou a importância dos dados meteorológicos na tomada de decisões no campo. “Se o produtor precisa realizar uma pulverização, por exemplo, é crucial saber se há previsão de chuva. Caso contrário, o produto pode ser lavado pela chuva, comprometendo a eficácia do processo, especialmente levando em consideração a velocidade do vento”, ressaltou Daniela.

A Estação Meteorológica da Fazu foi uma doação da startup Zeus Agrotech. A empresa possui tecnologia focada em coletar, processar e analisar dados agro climatológicos e hídricos, auxiliando os seus clientes na melhor tomada de decisão de suas atividades agrícolas. Possui hardwares próprios, a empresa possui hoje um dos maiores parques de estações climatológicos em áreas rurais da América Latina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *