Processo ETL é destaque na Pós-Graduação da Fazu em Inteligência Artificial e Indústria Data Driven

O Curso de Pós-Graduação em Inteligência Artificial e Indústria Data Driven da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) coloca em evidência a importância do processo Extração, Transformação e Carga (ETL) para a análise de dados. Sob a coordenação do professor Me. Rogerio Bernardes Andrade, a Pós inclui um módulo sobre este processo que é fundamental para assegurar a qualidade, consistência e confiabilidade dos dados. A Pós-Graduação em Inteligência Artificial e Indústria Data Driven é ofertada na modalidade EaD e tem a duração de 10 meses. Inscreva-se em fazu.br/pos.

Segundo o coordenador Rogerio, a ausência de um processo ETL eficaz pode resultar em dados incompletos, inconsistentes ou em formatos incompatíveis, complicando a análise e podendo levar a decisões inadequadas. “Em meio à evolução da indústria 4.0, a transformação de dados brutos em informações acionáveis torna-se essencial. A ETL desempenha um papel fundamental nesse cenário, sendo essencial para o êxito de qualquer projeto de análise de dados em ambientes industriais,” destaca.

O processo ETL engloba três etapas essenciais: extração de dados de variadas fontes, como sensores, máquinas e sistemas de controle; transformação dos dados por meio de limpeza, padronização e formatação; e carregamento dos dados transformados em um formato propício para análise, tal como um data warehouse ou data lake. “A indústria 4.0 exige profissionais capacitados para entender a imensidão de dados gerados diariamente e também para transformá-los em dados acionáveis que impulsionem o crescimento e a inovação. Nosso Curso de Pós-Graduação em Inteligência Artificial e Indústria Data Driven foi elaborado para atender a essa necessidade, enfatizando o processo ETL – Extração, Transformação e Carga. Este processo é o coração da análise de dados, garantindo que informações brutas sejam convertidas em dados de alta qualidade, confiáveis e prontos para análise,” afirma o professor Me. Rogerio Bernardes Andrade.

O professor Rogerio também aponta para diversas aplicações da ETL na indústria, incluindo análise de desempenho de máquinas, monitoramento do consumo de energia, análise de qualidade do produto, manutenção preditiva e otimização da produção. “Essas aplicações demonstram a versatilidade e a importância do processo ETL na obtenção de eficiência operacional, redução de custos e melhoria na tomada de decisões”, finaliza.

O Curso de Pós-Graduação em Inteligência Artificial e Indústria Data Driven oferece um formato online inovador, com conteúdos dinâmicos que cobrem amplamente as áreas de formação. O programa inclui uma metodologia de ensino atual, trilha de aprendizagem inovadora focada no desenvolvimento e experiência do aluno, certificação modular e um aplicativo exclusivo para facilitar o estudo. A realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) não é obrigatória, permitindo uma maior flexibilidade aos participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *