Grupo GEPUAI realiza pesquisas sobre inteligência artificial na Fazu

O Grupo de Pesquisa Universitária de Inteligência Artificial (GEPUAI) da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) desenvolve pesquisas que empregam programação em Python, análises estatísticas de dados e variáveis de bem-estar animal. Com o objetivo de aprimorar as práticas de manejo dos animais e tomar decisões mais assertivas, os membros do GEPUAI têm se dedicado a uma variedade de projetos desde o início do ano, sob orientação do professor Lucas Damante.

Os encontros do grupo ocorrem regularmente desde janeiro e contam com a participação ativa de alunos dos cursos de Agrocomputação, Engenharia Agronômica e Agronegócio. Essa diversidade de áreas de estudo dentro do grupo proporciona uma abordagem multifacetada e abrangente para os desafios enfrentados no setor agrícola.

Até o momento, os alunos já conduziram pesquisas significativas em diferentes áreas, incluindo suinocultura e bovinocultura. Um dos focos de pesquisa tem sido a avaliação da doença conhecida como papilomavírus, que causa verrugas externas nos bois e pode afetar sua imunidade. Esses estudos visam não apenas entender melhor a doença, mas também desenvolver estratégias eficazes de prevenção e controle.

O grupo também possui parceria estratégica com CITE. Além disso, alguns alunos participantes do grupo estão cadastrados no Programa de Iniciação Científica (PIC), recebendo bolsas da FUNDAGRI para apoiar suas pesquisas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *