PNAT no Ensino: Acadêmico de Zootecnia participa pela segunda vez do TDEA

Apaixonado pela bovinocultura, o aluno da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), João Pedro Gomes Giannasi, participa pelo segundo ano consecutivo como estagiário do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (TDEA-PNAT), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

Acadêmico do 5º período de Zootecnia, João Pedro conta que é extremamente satisfatório e engrandecedor poder participar de um programa como o PNAT. “É aqui, no estágio, que coloco em prática tudo aquilo que aprendo na sala de aula. É muito bom saber de fato que estou me preparando de maneira correta para o mercado de trabalho. Além disso, quando os animais são mandados para o parque, é muito satisfatório ter a sensação de que participei disso e que eu fiz parte desse processo. É a sensação mais gratificante que existe”, destaca.

As principais atividades realizadas por João Pedro e pelos colegas estagiários são de passar o trato dos animais, fazendo a divisão em pesagem de concentrado, com uma relação entre volumoso e concentrado uniforme, para que todos os animais tenham a mesma chance de se destacar na prova. Além disso, os alunos fazem uma fiscalização dos currais, conferindo um por um se todos os animais estão bem e atividades de rotina, com destaque para pesagem dos animais, checagem dos equipamentos e equipamentos, limpeza de cochos, bebedouros e plataformas de balança.

Natural de Uberaba (MG), João Pedro conta que sempre gostou do meio rural. “Quando criança, lembro do meu pai me levando para a roça e eu ficar o dia inteiro no meio do gado. Participei do evento Porteira Adentro em 2019, me apaixonei pela instituição e decidi fazer Zootecnia. Posso dizer sem medo que foi a melhor decisão da minha vida”, afirma João.

João Pedro comenta que pretende continuar acompanhando as próximas edições do PNAT, aprendendo ao máximo que conseguir com a Juliana, o Rafael, o Lauro, Tiago e toda a equipe de trabalho do programa.

 

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *