PNAT na Educação: Formanda em Zootecnia amplia conhecimento em bovinocultura de corte

Após o estágio realizado no Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (TDEA-PNAT), da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a formanda em Zootecnia Maria Júlia de Souza Gonçalves destaca que aprendeu muito sobre gado de corte e confirma que é a área que pretende atuar quando formada.

Maria Júlia destaca que o PNAT é uma experiência muito enriquecedora. “Aprendemos a realidade sobre o manejo diário com os animais, vacinação, colocação de brinco, avaliação de escore corporal, escore de casco, prepúcio e tudo de importante que é necessário prestar atenção”, afirma.

As principais atividades desenvolvidas pelos estagiários são de passar os tratos juntamente com os tratadores e auxiliar no manejo geral com os animais, como administração de medicações diárias. Além disso, os alunos aprendem sobre observação e manejo na propriedade como um todo.

“O PNAT é de extrema importância no meu futuro profissional, porque além de me mostrar a realidade de uma fazenda, seus problemas e quais as possíveis soluções, me ensina como me relacionar com pessoas, como me portar profissionalmente e abre portas, já que conhecemos várias pessoas que estão no mercado de trabalho e podem nos auxiliar a ingressar quando formados”, explica Maria Júlia.

Natural de Araxá (MG), o interesse na área das Agrárias vem da família. “Eu cresci sempre em contato com os animais e nesse meio de fazenda. Meu pai trabalhou a vida toda com café, mas sempre nos levava em outras fazendas, promovendo nosso contato com todo tipo de criação. Por volta dos meus 15 anos, minha família começou a mexer com gado de leite, reforçando ainda mais a vontade que eu tinha de trabalhar e viver nessa área. Conheci a Fazu através da minha irmã, que cursou Medicina Veterinária na Uniube e tinha aulas práticas na fazenda escola da Fazu”, finaliza.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *