Fazu recebe visita do idealizador e coordenador geral da Bolsa de Arrendamento de Terras

Nesta quarta-feira (08), o diretor da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Caio Márcio Gonçalves, recebeu o idealizador e coordenador geral da Bolsa de Arrendamento de Terras, José Humberto Guimarães, em uma visita especial. A Bolsa de Arrendamento de Terras é uma instituição de caráter privado que teve início em Uberaba, no ano de 1985, com o apoio da Prefeitura Municipal e foi criada e operacionalizada por José Humberto Guimarães, funcionário da Carteira Agrícola do Banco do Brasil com atuação na zona rural.

Essa instituição desempenha um papel crucial ao promover associações entre proprietários de terras, sejam eles pecuaristas ou não, e lavouristas profissionais que desejam implantar ou expandir empreendimentos agrícolas. Ela realiza isso através de instrumentos como arrendamento e parceria rural, permitindo que agricultores profissionais expandam suas lavouras sem a necessidade de investimentos consideráveis na aquisição de terras. Além disso, a Bolsa de Arrendamento de Terras possibilita aos pecuaristas a introdução da cultura de grãos em suas propriedades, evitando despesas significativas em custeios e aquisição de máquinas e equipamentos.

Ao fazer isso, a Bolsa torna realidade, de forma prática e econômica, a expansão da produção agropecuária, a diversificação das atividades rurais e a revitalização de áreas de terras degradadas. Os resultados dessas iniciativas têm um impacto positivo na socioeconomia do país, contribuindo para a produção de alimentos, a geração de empregos e o aumento da renda.

Desde a sua criação, sob a coordenação de José Humberto Guimarães, a Bolsa de Arrendamento de Terras tem promovido seus propósitos em todo o país, estendendo-se inclusive para se tornar um programa do Banco do Brasil, presente em milhares de suas agências. Sob a denominação de Programa Parceria, a Bolsa intensificou a prática de arrendamentos e parcerias rurais em todo o território nacional. Além disso, ela se associou ao Centro de Estudos Agrícolas da Fundação Getúlio Vargas para abranger também pequenos produtores da agricultura familiar. Com o apoio de empresas do agronegócio e sempre sob a liderança de José Humberto Guimarães, a Bolsa de Arrendamento de Terras expandiu suas operações para várias regiões, sendo um de seus trabalhos mais expressivos realizado no Pontal do Paranapanema, no Estado de São Paulo.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *