Fazu recebe primeiros animais participantes do TDEA-PNAT 2021

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) iniciou na última segunda-feira (05), a recepção dos animais participantes do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (TDEA-PNAT) da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). A recepção dos animais segue até o dia 20 de abril. O teste, que corresponde a 12ª edição do PNAT, contará com a participação de animais das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, tendo a participação pela primeira vez da raça Guzerá no TDEA.

A Fazu adotou um protocolo sanitário, onde está sendo realizada a desinfecção dos pneus, fiscalização dos motoristas quanto às medidas de segurança e limitação de caminhões no interior do campus.

Os animais estão sendo recepcionados por responsáveis técnicos da Fazu, ABCZ e Hospital Veterinário onde passam por uma inspeção visual minuciosa, visando principalmente a pele (papilomatose) e os cascos (lesões geradas por transporte), além de serem realizados registros de imagens dos animais para acompanhamento.

Após a recepção, os animais são alojados nos currais de confinamento, com livre acesso à água de qualidade e silagem de milho. Nos primeiros dias são observados o comportamento ingestivo dos animais, sua adaptação ao novo ambiente e à nova hierarquia de grupo.

Finalizada a etapa de recepção, eles passarão pelos manejos de pesagem e identificação, além do controle de endo e ectoparasitas e vacinação. A partir desta etapa, os animais serão divididos por raça, idade e peso e entrarão em período de adaptação, com duração de 21 dias.

Nesta edição, a prova conta com quatro estagiários bolsistas, além dos alunos voluntários. “O Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar permite a vivência prática dos alunos que têm a oportunidade de acompanharem todas as etapas do processo, desde o manejo de recepção até a divulgação do resultado oficial. Além disso, eles estão sempre em contato com técnicos, criadores e outros profissionais das ciências agrárias, sendo um importante momento para networking e aprendizado”, destaca a professora Dra. Juliana Jorge Paschoal, coordenadora do TDEA-PNAT.

Ao final do teste, os touros que apresentam índice final superior à média de sua classe são classificados para a 3ª fase, quando são submetidos a análise e aprovação de dois grupos: criadores participantes do PMGZ e técnicos da área de ciências agrárias e técnicos da ABCZ presentes na ExpoGenética. Os touros classificados pelo PNAT ficam à disposição das centrais de inseminação para coleta e distribuição de no mínimo 600 doses para os rebanhos colaboradores, sendo esta a 4ª fase.

Por: Daniela Miranda e Thaís Ferreira

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *