Fazu revitaliza curral de manejo e promove bem-estar dos animais

Com adequações pontuais e eficientes, o novo modelo concilia curral arredondado, paredes internas fechadas e tronco de contenção mais seguro

Com o objetivo de implementar novas práticas de manejo, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) está realizando uma série de reformas no curral de manejo, com modelo inovador que prevê menos estresse aos animais. O espaço recebe, anualmente, bovinos participantes de importantes provas de desempenho e eficiência alimentar, além dos trabalhos de rotina com os animais da fazenda escola.

As modificações no curral aconteceram sob orientação da professora Dra. Lívia Magalhães, especialista e consultora em comportamento e bem-estar de bovinos. “As novas instalações e equipamentos contribuem para um menor nível de estresse durante as atividades, facilidade de manejo, menor risco de acidentes para os animais e a equipe”, destaca a professora.

Dentre os pontos melhorados, a professora Lívia destaca a troca do tronco de contenção; adequação das dimensões do curral, assegurando um bom fluxo de animais na rotina de trabalho; fechamento das laterais dos corredores de passagens dos animais, evitando que os animais se distraiam e empaquem durante a condução; implantação de guarda-corpos na passarela de trabalho, proporcionando uma condução com conforto e segurança; ampliação dos cantos da seringa para 90 graus, diminuindo os riscos dos animais de amontoarem nos cantos, e o aumento do número de porteiras na saída do corredor para melhor apartar os animais.

De olho no bem-estar animal, o diretor executivo Célio Eduardo Nascimento Vieira reafirma o compromisso da Fazu em promover boas práticas na fazenda escola. “A Fazu assumiu o compromisso de formar profissionais éticos e preocupados com uma pecuária mais sustentável. Com essas modificações no curral de manejo, os alunos aprendem e veem na prática a importância de promover um ambiente agradável e seguro aos trabalhadores, além de destacar o respeito aos animais. A Fazu destaca ainda o compromisso com os nossos parceiros e pecuaristas que confiam na nossa equipe e estrutura na realização de provas e cuidado com os animais”, afirma Célio.

PNAT Animais das raças Brahman, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã participantes da edição de 2021 do Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens (TDEA-PNAT) já serão recebidos no novo curral de manejo. A recepção dos animais começa a partir do próximo dia 5 seguindo até 20 de abril. A prova, que mais uma vez será realizada na Fazenda Escola da Fazu, terá ao todo 77 dias, sendo 21 de adaptação e 56 de teste efetivo.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *