O conhecimento sobre a Zootecnia de Precisão tem crescido com grande intensidade nos últimos anos. A precisão é a ferramenta chave na busca por uma produção eficiente, por meio do uso de sensores para monitoramento dos animais e das características bioclimáticas do ambiente de criação. Pensando nisso, a Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) promove o Curso de Zootecnia de Precisão, que acontece nos dias 23, 24 e 25 de maio no campus, das 18h às 22h. O investimento será de 150 reais para estudantes e 200 reais para profissionais. O curso será ministrado pelo Prof. Dr. João Batista Gonçalves Costa Júnior.
Segundo estudos científicos, o uso de tecnologias desenvolvidas dentro do conceito de Zootecnia de Precisão, apontam diversas melhorias de produtividade, sendo na redução de custos e atendimento às demandas atuais. A coordenadora de Pós-graduação, pesquisa e extensão, Renata Serafim, reforça que a área de Zootecnia de Precisão está sendo amplamente difundida nos últimos anos, e a Fazu já faz uso desta ferramenta no Intergado, que utiliza a precisão dos dados coletados para mensurar a eficiência alimentar dos bovinos, e além disso a zootecnia de precisão é uma ferramenta multidisciplinar, que envolve também os profissionais da área da área de Tecnologia da Informação.
“A programação do Prof. João Batista contemplará a apresentação do conceito de zootecnia de precisão; a metodologia do curso, a produção industrial de bovinos de corte e leite; áreas de pesquisa e desenvolvimentos recentes da pecuária de precisão; caracterização de instrumentos de medida; a telemetria aplicada à Zootecnia; o registro preciso de informações e rastreabilidade; o uso de processos eletrônicos de coleta e administração, entre outros assuntos relevantes para o profissional da Zootecnia”, conta a professora Renata Serafim.
Sobre João Batista Gonçalves Costa Júnior
João Batista é graduado em Zootecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2007). É mestre em Zootecnia na área de Produção e Nutrição animal pela Universidade Estadual de Maringá/PR (2010). É doutor em Zootecnia na área de Produção Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Realizou doutoramento sanduíche no período de Fevereiro de 2012 a Janeiro de 2013 na Colorado State University – USA sob orientação do Dr. Jack Whittier, Dr Jason Ahola e Dr Kraig Peel, atuando no projeto “Predição e Comportamento de Parto em Bovinos da Raça Holandesa”. É colaborador do Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da Carne (NESPRO/UFRGS). Pesquisador nas áreas de zootecnia de precisão, inovação tecnológica em bovinocultura de corte e de leite, cadeia produtiva da carne, metabolismo ruminal, aditivos na nutrição de ruminantes.
Deixe um comentário