Aluno da Fazu desenvolve projeto para avaliar área de superfície corporal, características de carcaça e desempenho de tourinhos Nelore confinados

Com o objetivo de avaliar o desempenho e as características de carcaça de tourinhos Nelore confinados, com diferentes áreas de superfícies corporais, o acadêmico do 9° período do curso de Zootecnia da Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), Rodrigo Suhadolnik Silveira, desenvolveu o projeto entre agosto e dezembro de 2015.

A pesquisa foi intitulada de a “Influência da área de superfície corporal sobre o desempenho e características de carcaça de animis da raça Nelore confinados” e foi orientado pela professora, Camila de Moraes Raymundo, com a colaboração dos professores Juliana Paschoal, Alexandre Bizinoto e Danielle Matarim.

O presente estudo foi parcialmente financiado pela Fundagri (Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias), mantenedora da Fazu, através do PIC (Programa de Iniciação Científica). O aluno foi bolsista PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), além disso, toda a prova de eficiência alimentar contou com a parceria da Intergado e os concentrados foram fornecidos pela empresa Socil.

De acordo com Rodrigo, o projeto foi conduzido na Fazenda Experimental da Fazu, durante a prova de eficiência alimentar de tourinhos da raça Nelore alimentados com diferentes concentrados. Foram estudados 56 animais em 6 tratamentos totais, sendo 4 compostos por 8 animais e 2 tratamentos por 12 animais). “Os dados deste experimento foram coletados diariamente pelo sistema Intergado – cochos com pesagens automáticas de consumo individual de alimento e água, além do peso vivo dos animais – através do qual, foi mensurado o ganho de peso diário, quantidade de ingestão de ração, pesagens, ingestão de água, número de visitas ao cocho”, explica Suhadolnik.

Durante o experimento, ocorreram mensurações de áreas de superfície corporal, sendo uma no início e outra no fim e as características de carcaça, obtidas através de ultrassonografia, apenas no fim para identificar possíveis correlações”, explica o acadêmico. Rodrigo informa que os dados coletados no projeto estão sendo submetidos à análise estatística.

De acordo com a professora orientadora do projeto, Camila Raymundo, orientar o Rodrigo neste projeto foi uma experiência única. “Eu aprendi muito com o Rodrigo, pois é um estudante muito responsável e interessado em conhecer novos horizontes, já que ele vem de uma cultura de produção leiteira com a família. O Rodrigo é um exemplo de aluno compromissado e sempre disposto a colaborar, além de enfrentar os desafios facilmente. Tenho muito orgulho de ter sido a orientadora dele neste experimento e agora também no projeto de Trabalho de Conclusão de Curso”, ressalta Camila.

Sobre Rodrigo Suhadolnik

Rodrigo Suhadolnik Silveira tem 22 anos e é natural de Passos/MG. O aluno conta que optou por estudar na Fazu pela qualidade de ensino e profissionais qualificados. “Em minha opinião, a Fazu apresenta total importância na minha carreira, pois é o certificado com o nome da instituição que estarei levando. A qualidade dos profissionais e a infraestrutura são realmente grandes diferenciais”, ressalta Rodrigo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *