Fazu desenvolve novos Projetos de Iniciação Científica na área das Ciências Agrárias

A Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) iniciou em março de 2017 novos Projetos de Iniciação Científica (PIC), por meio de sua mantenedora, a Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri). A Fazu também viabiliza bolsas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG). A finalização dos projetos está prevista para fevereiro de 2018. Em 2017, são quatro projetos da Agronomia, 12 da Zootecnia, um do Agronegócio e um do curso de Sistemas, totalizando 18 Projetos de Iniciação Científica desenvolvidos na Fazu.

No curso de Agronomia, os projetos são: “Uso do soro de Leite como promotor da microbiota em hortaliças”, o projeto está sendo conduzido pelo aluno do 5º período de Agronomia, Fabrício Augusto Maciel Costa, sob orientação da Profa. Dra. Thaís Oliveira Ramalho Bean. A acadêmica do 8º período do curso de Agronomia, Gabriele Mendes Pereira, desenvolve o projeto “Características Bromatológicas e perfil fermentativo da silagem de Panicum maximum cv. Mombaça aditivado com farelo de milho”, sob supervisão do Prof. Esp. Adilson de Paula Almeida Aguiar.

“Resposta comportamental de Trichogramma Pretiosum a diferentes plantas companheiras utilizadas em policultivos” e o “O papel de voláteis de plantas companheiras na atração de Trichogramma pretiosum”, são projetos desenvolvidos sob orientação do professor Dr. Diego Felisbino Fraga.

Os projetos conduzidos pelo curso de Zootecnia são: “Eficiência da avaliação visual versus utilização de adesivo detector do estro e resposta na taxa de prenhez de vacas multíparas da raça Nelore”, conduzido pela aluna do 7º período do curso de Zootecnia, Ana Clara Ferreira Batista, sob supervisão da Profa. Msc. Camila de Moraes Raymundo. A acadêmica Bianca Aparecida Freitas de Faria ainda está no 3º período de Zootecnia e sob orientação da Prof. Dr. João Batista Gonçalves Costa Junior conduz o projeto “Características Bromatológicas e perfil fermentativo da silagem Panicum maximum cv. Mombaça aditivado com polpa cítrica”. A aluna do 7º período, Bruna Isabella Reis Cesário, iniciou o projeto “Utilização de Mentha spicata (hortelã) isoladamente, e associada a Cymbopogon citratus (capim Santo) como anti-helmínticos para ovinos”, com orientadora a Profa. Dra. Paula Maria do Nascimento Penido.

O aluno do 3º período, Deividy Gabriel da Silva Pereira, desenvolve o projeto “Uso de probiótico em dietas de matrizes suínas e avaliação de seus efeitos no desempenho de Leitões”, sob supervisão da Profa. Msc. Renata Barbieri Trevisan. A acadêmica, Érika Rodrigues Barbosa do 7º período do curso de Zootecnia, já desenvolveu outros projetos de iniciação científica e, nesse ano, desenvolve o projeto “Produção de biogás e desempenho de ovinos submetidos a diferentes dietas”, com a professora Dra. Renata Soares Serafim.

O acadêmico do 7º período do curso de Zootecnia, Felipe Nakashima Camargo, conduz o projeto da “Desempenho reprodutivo de matrizes Nelore e Nelore x Sindi e peso ao nascer de bezerros provenientes de cruzamento industrial e tricross”, sob supervisão da Profa. Msc. Camila de Moraes Raymundo. A aluna Giselle Caroline Naves de Aquino Ribeiro, também do 7º período de Zootecnia, desenvolve o projeto “Índices ambientais e testes de tolerância ao calor em Zebuínos”, tendo como orientador o prof. Msc. Alexandre Lúcio Bizinoto.

O projeto “Efeito da Insulação testicular em bovinos da raça Nelore no Triângulo Mineiro” é realizado pelo aluno do 3º período do curso de Zootecnia, Guilherme Augusto Melo Vargas, e tem como orientador o Prof. Msc. Carlos Henrique Cavallari Machado. Intitulado de “Implementação de boas práticas de manejo durante a ordenha em pequenas propriedades na região de Uberaba-MG”, a acadêmica Júlia Soares Rodrigues, do 7º período do curso de Zootecnia, conduz esse projeto sob supervisão da Profa. Dra. Paula Maria Pires do Nascimento Penido.

A “Avaliação de condições de conforto térmico sobre a qualidade seminal de bovinos” é um projeto conduzido pela aluna do 9º período do curso de Zootecnia, Kleibiane de Oliveira Brito, sendo seu orientador o prof. Msc. Alexandre Lúcio Bizinoto.

A acadêmica Tainá Marques de Morais, do 7º período do curso de Zootecnia, conduz o projeto “Características Bromatológicas e perfil fermentativo da silagem de Panicum maximum cv. Mombaça aditivado com casquinha de soja”, sob orientação do Prof. Esp. Adilson de Paula Almeida Aguiar.

Finalizando os projetos da Zootecnia, Thiara Sabrina Donini, 7º período do curso de Zootecnia, desenvolve o projeto “Utilização de termografia infravermelha como ferramenta de predição do estresse calórico em bovinos zebuínos”, sob supervisão do Prof. Dr. João Batista Gonçalves Costa Junior.

No curso de Agronegócio, a aluna do 6º módulo, Silmara Siqueira Silva, desenvolve o projeto “Mapeamento da cadeia produtiva do mel e afins de Uberaba (MG): Alternativas para a agregação de valor aos empreendimentos Apícolas”, sob supervisão do Dr. Caio Márcio Gonçalves.

Além dos cursos de Ciências Agrárias, o aluno do curso de Sistemas de Informação, Guilherme Jorge de Sene Romero, 3º período, desenvolve o projeto “A utilização da tecnologia como ferramenta de aprendizagem na educação básica”, sob orientação do Prof. Esp. Wanessa de Sousa Gobbo.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *