Da Fazu ao Mestrado no IZ: Zootecnista pesquisa relação entre peso ao nascer e dias ao parto de bovinos da raça Nelore

A zootecnista Isabela Meirelles Cardoso Garcia, formada pela Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba), está atualmente realizando seu mestrado no Instituto de Zootecnia (IZ), da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). A pesquisa de Isabela está centrada na relação fenotípica e genética do peso ao nascer e dos dias ao parto em um experimento de seleção de bovinos da raça Nelore, sob orientação da professora Dra. Maria Eugênia Mercadante.

Um dos pontos notáveis da jornada de Isabela é a oportunidade de ser orientada pela renomada Dra. Maria Eugênia Mercadante, uma das principais pesquisadoras em melhoramento genético animal. Isabela destaca as discussões enriquecedoras e a experiência da Dra. Maria Eugênia como aspectos gratificantes de sua orientação. “Trabalhar com um banco de dados resultante de 40 anos de seleção, observando o comportamento de características economicamente importantes ao longo dos anos, e que os resultados poderão auxiliar os profissionais no campo, é um dos enfoques da pesquisa”, ressalta a zootecnista.

Quando questionada sobre o aspecto mais empolgante de estar envolvida em estudos de melhoramento genético, Isabela enfatiza a oportunidade de aprender a interpretar e trabalhar com bancos de dados complexos para contribuir com a ciência e com o campo. “Um dos grandes desafios é aprender a utilizar os softwares, encontrar e utilizar um modelo adequado para determinado conjunto de dados. Deve-se ter cuidado na escolha de um modelo adequado para a avaliação genética e na edição dos arquivos de dados e de pedigree. E equações de modelos mistos que são usadas nas avaliações também são desafiadoras”.

Isabela tem grandes aspirações para o impacto de seu trabalho no campo do melhoramento animal. Ela acredita que sua pesquisa é fundamental para destacar a necessidade de uma seleção equilibrada, baseada em correlações genéticas entre as características, e rejeita a seleção subjetiva. “Pretendo publicar minha dissertação, trabalhar efetivamente no progresso do melhoramento genético, seja na pesquisa ou no campo, ser uma profissional de excelência e fazer a diferença na vida das pessoas”, afirma.

A transição de Isabela da Fazu para o Instituto de Zootecnia foi motivada pela busca por um conhecimento mais profundo em melhoramento genético e pela compreensão da importância da pesquisa no campo. “Sair de uma grande e renomada instituição para entrar em outra, foi incrível. Sempre quis entender o universo da pesquisa e a importância da mesma para a aplicação no campo perante todos os profissionais, é uma das coisas mais motivantes”, comenta Isabela.

Isabela deixa conselhos para estudantes que desejam entrar no campo do melhoramento genético animal. “Se você escolher entrar no universo do melhoramento genético animal, saiba que, além de apaixonante, é desafiador. Estudar constantemente se torna uma necessidade, pois não é simples como muitos pensam, não basta apenas escolher um animal para um produtor, o melhoramento vai muito além. Aproveite na graduação para estar sempre com a professora da disciplina, vá atrás de profissionais referências na área, faça estágios em locais que irão aprofundar ainda mais esse conhecimento, não tenha vergonha de mostrar o que sabe, e estude muito”, finaliza.

XV SBMA
Em relação à sua participação no XV Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal, Isabela apresentou o trabalho intitulado “Dias ao parto são geneticamente correlacionados com o peso ao nascer?”. “O objetivo foi estimar os parâmetros genéticos do peso ao nascer e dos dias ao parto em fêmeas da raça Nelore e avaliar os valores genéticos dessas características ao longo dos anos de seleção para crescimento nos três rebanhos existentes do Instituto de Zootecnia. Utilizamos o banco de dados das três linhas de seleção do Nelore do IZ, desde 1978 até 2021. O questionamento em torno dessa pesquisa é: o aumento do peso ao nascer afeta de forma desfavorável o valor genético das fêmeas para as características de fertilidade? E estamos em busca dessa resposta através da minha dissertação de mestrado”, explica.

O SBMA é um evento no qual reúne pesquisadores, técnicos, produtores e também estudantes, trazendo informações relevantes sobre o melhoramento animal no Brasil e no mundo. O tema deste ano foi “O Reinado dos Fenótipos: Novos Desafios”, abordando a importância dos fenótipos para a identificação dos animais superiores e a qualidade da informação, através de vários painéis de discussão, possibilitando assim uma conexão entre toda a rede do melhoramento.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *