Acadêmicos do Curso de Zootecnia participam de monitoria de ultrassonografia de úberes de vacas campeãs da ExpoZebu

Nesta sexta-feira (5), Ana Vitoria Reis Silva e Gabriel Faria Pereira, ambos alunos do Curso de Zootecnia da Fazu, participaram como monitores de uma etapa importante da ExpoZebu: o teste com ultrassom de úberes. Os alunos acompanharam e auxiliaram os profissionais nesse processo, que ocorreu em um brete dentro da Pista de Julgamento, no Parque Fernando Costa. As vacas que alcançaram o primeiro, segundo e quinto lugares, conforme norma estabelecida pela ABCZ, foram examinadas para comprovar a ausência do uso de gases e medicamentos específicos para moldar o úbere, tornando-o maior e mais aderido ao corpo.

Para conquistar as melhores colocações no pódio, as vacas precisam ter as características da raça, boa estrutura, aprumos e produção, além de traços que evidenciem sua feminilidade. Quanto maior a quantidade de leite produzido, menor o intervalo entre os períodos de produção de leite e prenhez, e mais jovem for o animal, maior será sua predisposição genética e probabilidade de vitória. Já o úbere precisa ser grande e estar bem próximo ao corpo, para dar sustentação e equilíbrio à vaca.

“Participar da monitoria da ultrassonografia de úberes das vacas campeãs da ExpoZebu foi uma experiência única e enriquecedora. Pude aprender muito com os profissionais e ver de perto como é importante a avaliação dessas características das vacas para a seleção genética. Foi muito gratificante poder auxiliar nesse processo e contribuir de alguma forma para o sucesso da ExpoZebu”, comenta Gabriel.
“A monitoria da ultrassonografia de úberes das vacas campeãs da ExpoZebu foi uma oportunidade incrível de aprendizado e aperfeiçoamento. Pude acompanhar de perto todo o processo de avaliação e compreender como a seleção genética é importante para aprimorar a produção de leite e as características da raça. Foi um trabalho desafiador e gratificante, que me permitiu colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso de Zootecnia. Com certeza, foi uma experiência que levarei para toda a vida”, comenta Ana Vitoria.

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *