ABCZ e Fazu mais conectadas

Conselho que une as entidades anuncia ex-aluno Caio Márcio Gonçalves na direção geral da Fazu

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), integrante do Conselho Curador da Fundação Educacional para o Desenvolvimento das Ciências Agrárias (Fundagri), mantenedora e responsável pelas principais decisões relacionadas à Fazu (Faculdades Associadas de Uberaba) anunciou, nesta sexta-feira (6), o professor e pesquisador Caio Márcio Gonçalves como novo diretor geral da instituição de ensino.

Natural de Itapagipe (MG), Caio Márcio é graduado em Zootecnia pela Fazu e já atuou na entidade como professor e pesquisador, em 2017. Antes de assumir o novo desafio, ocupou o posto de gerente de Polos de Educação a Distância e mentor da Incubadora de Negócios da Universidade de Uberaba (Uniube). O profissional dedica-se atualmente a um pós-doutorado em Ciências Sociais pela FCSH, da Universidade Nova de Lisboa.

“Assumir a direção da Fazu é motivo de contentamento e, ao mesmo tempo, servirá de estímulo para a implementação de um processo de governança, capaz de assegurar a sua permanência na liderança do ranking das melhores instituições de ensino superior. Lembro que o êxito deste desafio será resultado do esforço coletivo, da colaboração com as empresas do agronegócio, da sinergia com a Fundagri, a ABCZ e o ecossistema local de inovação e empreendedorismo”, avaliou o novo diretor Caio Márcio.

A Fazu é uma instituição de ensino superior privada, localizada na cidade de Uberaba (MG), sede da ABCZ. Possui uma gama de cursos de graduação e pós-graduação voltados para o agronegócio. Integram também o Conselho Diretor da Fundagri, o Presidente Moacir Norberto Sgarioni e o Vice-Presidente José Olavo Borges Mendes Júnior.

O Presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, que também preside o Conselho Curador da Fundagri, agradeceu a atuação do ex-diretor Celio Eduardo Nascimento Vieira e sua contribuição para a entidade e comentou a nova fase da gestão.

“Cada profissional que passa por uma entidade deixa sua contribuição e nós agradecemos ao Célio. A educação para os negócios do campo sempre foi uma preocupação da ABCZ e a nossa missão de fomentar a sucessão familiar rural é contínua. Prova disso é a ABCZ Jovem, uma incentivadora da formação de profissionais que prossigam com os negócios familiares. Com as mudanças, ABCZ e Fazu estarão cada vez mais conectadas e mais fortes”, destacou.

Experiências profissionais do novo diretor – Caio Márcio foi também coordenador do Programa Escola de Empreendedores e da Universidade Aberta da Terceira Idade. Participou do Grupo de Pesquisa Orientada a Processo, do Labore/FEC, e do Grupo de Pesquisa em Inovação, Gestão da Inovação e Tecnologia da Informação/UFSC. Foi diretor de Desenvolvimento Institucional da Universidade Guarulhos e assumiu vários cargos de Direção e Coordenação na Universidade de Uberaba; foi professor da Fundação Getúlio Vargas.

É empresário rural e do setor varejista de plantas ornamentais. Tem experiência na área de gestão acadêmica, gestão agroindustrial, redes de inovação e de cooperação, processo, plano de negócio e planejamento estratégico.

Conquistou, ainda, o título de doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na área de Concentração Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais e linha de pesquisa em Planejamento Regional, Patrimônio e Paisagem. É mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de Inteligência Organizacional.

Texto Adaptado: Joyce Rodrigues | ABCZ

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *