Da Sala 15 na Fazu para a maior fazenda do Grupo Amaggi, a Itamarati Norte, com mais de 105 mil hectares, sendo 55 mil ha destinados à agricultura. Estudante do 3º período do Curso de Engenharia Agronômica, João Victor de Oliveira Fernandes, participou de uma palestra promovida pela empresa, em novembro de 2022, e, posteriormente, foi selecionado para estágio na Fazenda Itamarati Norte.
A propriedade está localizada no município de Campo Novo do Parecis, 390 quilômetros da capital mato-grossense, Cuiabá. A área total da propriedade equivale a 147 mil campos de futebol e a 2/3 do tamanho da cidade de São Paulo, com 152 mil hectares.
Cerca de 1.456km de distância de Uberaba, João Victor viajou durante três longos dias para chegar ao destino. O estágio foi realizado no início do ano, com duração de 30 dias. “Lá, eu tive contato com as lavouras de soja e algodão, conheci o Centro de Operações Agrícolas (COA), colheita de grãos, algodoeira, silos, além de todas as inovações tecnológicas desenvolvidas na fazenda. Durante o estágio fiquei alojado na Vila Itanorte, onde vive a maioria dos funcionários da fazenda, mais de 2 mil pessoas. Foi uma experiência incrível”, destaca o aluno.
A Fazenda Itamarati Norte, que pertencia ao empresário Olacyr de Moraes, o “Rei da Soja”, foi adquirida por 2,2 bilhões de reais, em 2018, pelo Grupo Amaggi, sendo o principal acionista o ex-ministro da Agricultura, Blairo Maggi. A propriedade se tornou um símbolo do desenvolvimento de Mato Grosso e do potencial agrícola do Centro-Oeste.
Com sede em Cuiabá (MT), a Amaggi está presente em todas as regiões do Brasil, com fazendas, armazéns, escritórios, fábricas, frota fluvial e rodoviária, terminais portuários e centrais hidrelétricas. São 74 unidades localizadas em 42 municípios de nove estados. No exterior, a empresa possui unidades e escritórios na Argentina, China, Holanda, Noruega, Paraguai, Suíça e Singapura.